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29/10/202427/03/2023
Por redação AIoT Brasil
“Um bug em uma biblioteca de código aberto que permitiu que alguns usuários vissem títulos do histórico de bate-papo de outro usuário ativo”: foi dessa maneira que a OpenAI explicou oficialmente a causa da interrupção do ChatGPT em boa parte do dia 20 de março. A empresa criadora da ferramenta afirmou que o problema foi rapidamente corrigido, mas admitiu a possibilidade de conversas entre os usuários terem ficado expostas para outras pessoas que estivessem ativas ao mesmo tempo.
A OpenAI também reconheceu que informações relacionadas ao pagamento de alguns assinantes do ChatGPT Plus tenham ficado visíveis durante uma janela de nove horas. “Antes de colocarmos o ChatGPT offline na segunda-feira, dia 20, alguns usuários podiam ver o nome e sobrenome de outro usuário ativo, endereço de e-mail, endereço de pagamento, os últimos quatro dígitos de um número de cartão de crédito e a data de expiração do cartão de crédito. Os números completos do cartão de crédito não foram expostos em nenhum momento”, explicou a empresa.
De acordo com o serviço de monitoramento de sites Downdetector, os problemas começaram por volta da 1h da madrugada do dia 20 e diminuíram logo em seguida, mas uma interrupção maior se repetiu às 8h e só foi restaurada quase 12 horas depois. Nesse período, cresceu significativamente o acesso a alternativas de chatbot, como o Google Bard, cuja versão de teste foi lançada há poucos dias, ainda com acesso limitado aos Estados Unidos e ao Reino Unido, na expectativa de que se torne o principal rival do ChatGPT.
Rapidamente, a OpenAI divulgou as providências que tomou para proteger os dados privados dos usuários, a começar por um teste “exaustivo” das correções por meio de verificações redundantes: “Examinamos programaticamente nossos logs para garantir que todas as mensagens ficassem disponíveis apenas para o usuário correto e correlacionamos várias fontes de dados para identificar com precisão as pessoas afetadas, para que pudéssemos notificá-las”.
A OpenAI também disse que foram aprimoradas a robustez e a escala do cluster Redis – biblioteca de código aberto afetada – para reduzir a probabilidade de erros de conexão em cargas extremas: “Os mantenedores de código aberto do Redis têm sido colaboradores fantásticos e abordaram com rapidez o bug e lançaram um patch. O Redis, assim como outros softwares de código aberto, desempenha um papel crucial em nossos esforços de pesquisa. Seu significado não pode ser subestimado – não poderíamos escalar o ChatGPT sem o Redis. Estamos dedicados a apoiar e contribuir continuamente para a comunidade Redis”, afirmou a empresa.
E completou: “Todos na OpenAI estão comprometidos em proteger a privacidade de nossos usuários e manter seus dados seguros. É uma responsabilidade que levamos incrivelmente a sério. Infelizmente, nesta semana ficamos aquém desse compromisso e das expectativas de nossos usuários. Pedimos desculpas novamente aos nossos usuários e à comunidade ChatGPT e trabalharemos diligentemente para reconstruir a confiança de todos”.
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