AIoT Brasil

Fechar

Por redação AIoT Brasil

Assim como outros gigantes da tecnologia, o Google e o Facebook também se tornaram patrocinadores do Projeto Zephyr, da Linux Foundation, que desenvolve sistemas operacionais em tempo real (RTOS) seguros em código aberto para construir a próxima geração de internet das coisas. As duas empresas agora são membros Platinum do Zephyr, ao lado da Intel, da Nordic, da NXP e da Oticon.

“O Projeto Zephyr construiu uma forte comunidade de especialistas e esperamos trabalhar com todas as organizações participantes para melhorar o estado do RTOS de que nossos produtos dependem”, disse Puneet Kumar, diretor de Engenharia do Chrome OS, ao site do projeto durante o anúncio da parceria.

Olof Johansson, diretor de Engenharia do Facebook, acrescentou: “O foco do projeto em estabelecer uma governança neutra, incentivando uma comunidade de desenvolvimento diversificada e a atenção à segurança, ajudará a criar um ecossistema de código aberto próspero e sustentável em torno do Zephyr. Estamos entusiasmados em fazer parte disso”.

Atualmente, muitos dos produtos desenvolvidos com base no RTOS Zephyr têm foco no monitoramento da covid-19, entre os quais dispositivos vestíveis e rastreadores de distanciamento social como o multisensor Sentrius BT710 da Laird Connectivity, que faz rastreamento de contatos. Alguns desses produtos de IoT foram projetados e entregues ao mercado em menos de três meses, segundo a Zephyr, que anunciou também o lançamento da última versão 2.4.0, com novas funcionalidades para os desenvolvedores.

O RTOS Zephyr tem como características a segurança, o código aberto disponível por meio da licença Apache 2.0 e gratuito para uso em soluções comerciais e não comerciais, suporte de longo prazo com atualização de segurança e certificação pronta com base de código auditável. Muitos dos projetos relacionados ao sistema serão apresentados no Open Source Summit Europe, um evento virtual promovido pela Linux Foundation entre 26 e 29 de outubro, com participação aberta.

Assista ao vídeo, em inglês, para saber mais a respeito do Projeto Zephyr.

Tags

#IoT #internetdascoisas #projetozephyr #linux #RTOS #multisensorSentrius #RTOSZephyr #OpenSourceSummitEurope #sistemasoperacionaisemtemporeal

Compartilhe