AiotAiot


Exposição permite que visitantes interajam com robôs

Projeto desenvolvido em conjunto pelo Museu Catavento e pela IBM Research explica as tecnologias de inteligência artificial de maneira simples e didática

01/09/2022

Exposição permite que visitantes interajam com robôs
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Está aberta no Museu Catavento, na capital de São Paulo, uma exposição patrocinada pela IBM Research no Brasil com o objetivo de mostrar ao público, de maneira simplificada, o potencial das tecnologias de inteligência artificial e robótica. A mostra “Ensinando robôs – Uma jornada para conhecer a IA” pode ser visitada das 9h às 17h e é complementada com o kit educativo virtual IA EDU, oferecido gratuitamente pelo programa IBM SkillsBuild para facilitar o ensino de conceitos básicos de IA em escolas.

De acordo com a IBM Research, a ideia central do projeto é levar crianças e adultos a compreender que os sistemas de IA já fazem parte do dia a dia e são construídos por pessoas, com base no conhecimento humano. “A democratização do conhecimento em tecnologia é uma peça-chave para que a população compreenda melhor os avanços tecnológicos e para que as pessoas estejam preparadas para resolver os desafios da sociedade”, explicou Claudio Pinhanez, cientista da IBM Research.

Para isso, segundo Pinhanez, as organizações têm a responsabilidade de reforçar a colaboração com o governo, instituições de ensino e outras empresas, a fim de expandir o acesso à informação e alavancar tecnologias inovadoras de aprendizado: “É isso que buscamos proporcionar com projetos dedicados à educação, como a exposição Ensinando Robôs”.

Sérgio Freitas, presidente do Conselho de Administração da Organização Social Catavento Cultural e Educacional, responsável pelo gerenciamento do museu, acrescentou: “A inteligência artificial será um instrumento de grandes melhorias na qualidade de vida das pessoas”.

Na exposição, o público pode interagir com três robôs que competem entre si em um jogo de perguntas e respostas e em atividades em que grupos guiados por monitores ajudam a treinar uma rede neural de IA. Com isso os visitantes entendem de maneira tangível o conceito de aprendizado de máquina.

Os robôs são equipados com assistentes virtuais que respondem verbalmente a perguntas sobre ciências naturais, como parte de um diálogo com o visitante. Esses assistentes virtuais foram desenvolvidos com IBM Watson Assistant – usando os recursos de processamento de linguagem natural (PLN) e Text to Speech – em IBM Cloud, em uma arquitetura de serviços com Node, JS e Python desenvolvida por uma equipe da IBM Research Brasil.

Parte da mostra no Núcleo Audiovisual do museu/Divulgação Museu Catavento

TAGS

#aprendizado de máquina#assistente virtual#IBM#IBM Research#IBM Watson Assistant#inteligência artificial#Museu Catavento#rede neural#robótica

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas