AiotAiot


Evento aborda o futuro das smart cities

Primeira edição do Fórum Smarter Cities & Digital ID terá painéis e casos de sucesso nas áreas de mobilidade, segurança, biometria e internet das coisas

03/11/2022

Evento aborda o futuro das smart cities
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Durante dois dias, de 16 a 17 de novembro, a partir das 14h, será realizada a primeira edição do Smarter Cities & Digital ID Forum, organizado pelo Grupo Convergência em parceria com a Network Eventos e a Convergência Digital, para discutir temas relacionados, principalmente, a cidades inteligentes e identidade digital. O evento será inteiramente online, com o apoio da multinacional de tecnologia NEC, concentrando-se nos recursos que podem ser aplicados nas áreas de mobilidade, segurança e internet das coisas.

As inscrições podem ser feitas na página do fórum na internet, onde estão também os detalhes da programação. A iniciativa é dirigida a interessados de toda a América Latina, o que fica clara já no primeiro dia, quando está prevista a participação de especialistas como Álvaro Enrique Castro Guzmán, gerente de mobilidade urbana de Lima, no Peru; Alexandre Cardeman, chefe executivo do Centro de Operações do Rio de Janeiro; Carlos Lineros, diretor de obras municipais da prefeitura de La Reina, no Chile; Jorge Nocino, diretor de iluminação pública da prefeitura de Rosário, e Magdalena Aybar, diretora de iluminação de Buenos Aires, os dois últimos da Argentina.

Os convidados discutirão a maneira como a tecnologia pode ser decisiva no futuro das smart cities em questões como gestão de energia e iluminação pública, fiscalização eletrônica para a redução de acidentes e políticas de cibersegurança. O evento pretende se tornar um hub de conteúdo para o encaminhamento de soluções inovadoras baseadas, especialmente, na conexão 5G.

No dia 17, o tema de destaque será a identificação digital de pessoas, com a participação de profissionais que ocupam cargos estratégicos, entre os quais Flavio Brocca, diretor geral de tecnologia e inovação em identidade no Registro Nacional de Pessoas da Argentina, e José Miguel Pérez, diretor do Registro Civil de Guayaquil, no Equador. Entre os participantes brasileiros se incluem André Assis, CIO do Instituto Geral de Pessoas do Rio Grande do Sul; Rhaul Almeida e Silva, gerente adjunto do Instituto de Identificação de Goiás, e Henrique Mattiello, gerente de negócios do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

O próprio formato de eventos digitais, consolidado durante a pandemia, é um dos assuntos incorporados na programação do fórum, com curadoria da NEC. “O evento foi idealizado com o objetivo de trazer alta qualidade de informação e de análise sobre os temas abordados e, assim, contribuir para que a sociedade possa avançar ainda mais rumo à modernidade”, disse Jorge Vargas, diretor da unidade de negócios Safer Cities da NEC Latam.

TAGS

#biometria#cidades inteligentes#identidade digital#internet das coisas#mobilidade#segurança#smart cities

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas