AiotAiot


Estudo mostra que 41% das empresas brasileiras usam IA

Pesquisa Global AI Adoption Index 2022 revelou que a aplicação de inteligência artificial vem crescendo em ritmo seguro no mundo todo

24/10/2022

Estudo mostra que 41% das empresas brasileiras usam IA
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Quase metade das empresas brasileiras já implementou ativamente recursos de inteligência artificial em seus negócios, como resultado dos avanços que tornaram a tecnologia mais acessível, da crescente incorporação de aplicativos e da necessidade de reduzir custos e automatizar processos-chave. Esses foram alguns dos resultados da pesquisa Global AI Adoption Index 2022, encomendada pela IBM à Morning Consult.

O estudo ouviu 7.502 executivos que lideram as áreas de TI e têm poder de decisão em empresas dos Estados Unidos, China, França, Alemanha, Espanha, Itália, Reino Unido, Índia, Cingapura, Austrália, Canadá, Emirados Árabes Unidos e Coreia do Sul. Na América Latina, participaram Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru. As entrevistas foram feitas online entre 30 de março e 12 de abril de 2022.

De acordo com a IBM, 73% dos profissionais de TI de empresas brasileiras informaram que houve aumento nos investimentos e na implantação de IA nos últimos 24 meses. Um dos motivos para esse crescimento, segundo o estudo, foi o reconhecimento do valor da IA à medida que emergiram novos desafios no período da pandemia de covid-19 e a importância da transformação digital.

Marcela Vairo, diretora de Data e IA da IBM Brasil, disse que as organizações latino-americanas, entre as quais as do Brasil, estão usando a IA para responder aos diferentes desafios e pressões que enfrentam, desde a operação dos negócios até a escassez de talentos e a demanda por iniciativas de sustentabilidade: “Com 83% das empresas brasileiras desenvolvendo ou implementando estratégias holísticas para o uso de IA, temos uma amostra do papel crescente que essa tecnologia está desempenhando nos negócios e na sociedade”.

O estudo mostrou que, na América Latina, a manutenção da segurança dos dados é a parte mais complicada da estratégia de gestão das organizações, independentemente do porte. Na região, 51% dos profissionais de TI disseram que é difícil garantir a segurança das informações e 50% se preocupam com as questões de governança, conformidade e privacidade. Em relação aos planos de incorporar IA em iniciativas de sustentabilidade, 66% dos entrevistados brasileiros acham que a tecnologia está pronta para desempenhar um papel significativo na área.

TAGS

#covid-19#IBM#inteligência artificial#pandemia#transformação digital

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas