5 soft skills essenciais para desenvolvedores de software na era da IA
GitHub aponta as principais habilidades para ajudar os desenvolvedores a aumentarem a produtividade em tempos de inovação constante
04/07/202423/08/2022
Por redação AIoT Brasil
O mercado de tecnologia é um dos que mais cresce no mundo. De acordo com dados de um relatório publicado pelo Gartner, os gastos globais com TI devem chegar a US$ 4,5 trilhões em 2022, um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Como resultado desse avanço, as oportunidades de emprego também cresceram para profissionais do setor, que buscam formas de aprimorar suas habilidades e atender às demandas de vagas – por meio da obtenção de certificações técnicas.
“A educação possui bastante importância no processo de seleção dos candidatos aos diferentes cargos de tecnologia, tanto em termos de graduação em cursos de uma universidade quanto outras especializações, como o tradicional Javascript e agora o Python, que vem expandindo cada vez mais”, afirma Álvaro Oliveira, chief network officer na Andela.
De acordo com o executivo, um dos perfis mais desejáveis para os recrutadores é o que está atualizado em termos de linguagem de programação e características de mercado. Para apoiar esse processo, Oliveira cita dicas importantes para entrar no setor de tecnologia sem experiência prévia no setor.
“Por ser um mercado amplo e com infinitas ramificações, definir o nicho de atuação é um ponto fundamental para obter êxito mais facilmente, além de permitir estabelecer os principais objetivos na profissão”, explica Oliveira.
Depois de escolher sua área de atuação no setor, você pode criar um plano de carreira mais claro. O próximo passo, portanto, é desenvolver as competências associadas às funções desempenhadas pelos profissionais que atuam nesta área. Por exemplo, se o seu objetivo é desenvolver aplicações web, um caminho é procurar cursos especializados em linguagens como HTML5, CSS3 e Bootstrap 4.
“Posteriormente, quando o estudante já adquiriu determinado conhecimento no decorrer dos estudos de um curso técnico ou superior, o estágio é outro passo indispensável para vivenciar o dia a dia da profissão e a realidade que o futuro da carreira lhe reserva”, disse o Chief Network Officer
Os cursos técnicos e avançados são essenciais para aprender sobre diferentes áreas de TI com professores qualificados e experientes. Isso permitirá que você mergulhe profundamente na profissão e aprenda um pouco de tudo o que o setor de tecnologia abrange.
Além de Javascript e Python, os dispositivos móveis também são importantes para a área de tecnologia. Smartphones e tablets com sistemas operacionais Android e iOS, que vêm crescendo na última década, são dois dos exemplos mais importantes de ativos de TI críticos para o desenvolvimento de software e aplicativos web.
“Se você deseja se destacar no mercado, encargos como front-end, back-end, desenvolvimento de aplicativos e softwares, engenharia de software e gestão de TI são só alguns exemplos que podem contribuir para o crescimento profissional de quem os escolher para iniciar a carreira”, concluiu o profissional.
#Android#CSS3#estudo Gartner#IOS#Java#TI
GitHub aponta as principais habilidades para ajudar os desenvolvedores a aumentarem a produtividade em tempos de inovação constante
04/07/2024Quase 70% dos consumidores preferem resolver problemas com a ajuda da ferramenta, que precisa refletir fielmente a identidade e os valores da empresa
21/05/2024A melhor maneira de entender o impacto da inteligência artificial nas organizações é pensar em termos de otimização, aceleração e transformação
22/04/2024