Avanço dos robôs industriais preocupa trabalhadores chineses
Problema maior é a falta de qualificação dos operários para operar as máquinas inteligentes de última geração
22/11/202415/09/2022
Por redação AIoT Brasil
Começa hoje, no Espaço Ciência de Olinda, o Encontro de Robótica e Inteligência Artificial (Cintec), promovido pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em parceria com o Grupo de Trabalho de Popularização da Ciência da Academia Pernambucana de Ciências e o Laboratório Lika (Instituto Keizo Asami). Até o dia 18, serão realizadas cinco oficinas, demonstrações e outras atividades, com a participação de representantes da Residência em Robótica e Inteligência Artificial Aplicadas a Testes de Software e do grupo de pesquisa RobôCIn.
Entre as atrações está a RobôCIn, a equipe campeã mundial de futebol de robôs, formada por estudantes da UFPE. O time é bicampeão latino-americano na categoria small size e, em julho deste ano, garantiu o primeiro lugar no torneio mundial realizado na Tailândia.
Os visitantes também vão conhecer um robô que dança frevo e outros que fazem auditoria de urnas eletrônicas, um projeto desenvolvido em parceria com a Softex e o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco que contribui para a segurança do sistema eleitoral e para a formação de profissionais especializados em software e hardware. O programa é apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991. O Laboratório Lika, por sua vez, apresentará um sistema que mapeia focos de doenças às margens de rios.
Um dos públicos-alvo do evento é formado pelos estudantes do ensino fundamental e médio, que conhecerão a metodologia Maker por meio da programação em bloco, com uso do Scratch. Além disso, poderão entender o processo de preparação de um robô que joga futebol e interagir e controlar os movimentos do TinyArmBot, um minibraço robótico com Arduino.
A entrada é gratuita e a programação completa pode ser conferida no site do Centro de Informática da UFPE.
#bots#Espaço Ciência de Olinda#evento gratuito#futebol de robô#inteligência artificial#robótica#urnas eletrônicas
Problema maior é a falta de qualificação dos operários para operar as máquinas inteligentes de última geração
22/11/2024Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024Empresa californiana disse que foram incorporados avanços significativos em IA, visão computacional e sensores
30/08/2024