AiotAiot


Emprego? Também é com ChatGPT…

Plataforma de recrutamento e seleção Plooral Brasil vai usar a inteligência artificial da OpenAI para aprimorar a descrição de vagas e o engajamento com os candidatos

04/04/2023

Emprego? Também é com ChatGPT…
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A plataforma de recrutamento e treinamento Plooral Brasil, criada em 2018, anunciou a integração nativa com o ChatGPT no processo de seleção de candidatos a uma vaga de trabalho. De acordo com a startup, a incorporação dos recursos de inteligência artificial generativa da ferramenta criada pela OpenAI é capaz de facilitar o processo de seleção, “uma vez que a tecnologia gera resultados dinâmicos, alinhados com o mercado, e minimiza a possibilidade de preconceitos inconscientes”.

Jaime Ramos, chefe de operações em nuvem da Plooral, disse que a iniciativa pode representar um avanço nas rotinas de recrutadores e gestores da área de recursos humanos: “O uso da IA na Plooral é feito no sentido de otimizar processos e fortalecer o vínculo com os talentos que se aplicam às vagas disponíveis. Não utilizamos a tecnologia para a eliminação automática de candidatos, e nosso foco é o engajamento humanizado, para permitir total independência da empresa na implementação de uma estratégia própria”.

De acordo com a Plooral, a utilização de inteligência de dados em plataformas de emprego fornece ao recrutador informações importantes para apoiar o planejamento e a escolha do candidato mais indicado. “Em contrapartida, o uso de ferramentas de IA para a eliminação automática de candidatos, sem considerar o potencial e a jornada de aprendizagem, é um exemplo de como a tecnologia pode comprometer o valor humano no recrutamento e seleção”, destacou.

O uso do ChatGPT faz parte de uma série de iniciativas que estão sendo implantadas na Plooral, entre as quais a aplicação da metodologia “eduployment”, termo criado a partir da junção das palavras educação e empregabilidade. “A concepção da plataforma de eduployment já antecipava esse avanço no uso de ferramentas de IA, em vez de desenvolver uma máquina própria como outras plataformas de mercado fizeram”, disse Rodrigo Zerlotti, fundador e CEO da startup.

Segundo Zerlotti, em uma plataforma que reúne candidatos, empresas, vagas de emprego e cursos profissionalizantes, a aplicação de processos inteligentes pode aumentar a eficiência do recrutamento: “O objetivo é criar mais oportunidades, e não bloquear a sinergia entre integrantes da plataforma, seja pelo gestor de RH, seja pelos candidatos”, acrescentou.

TAGS

#ChatGPT#engajamento#inteligência artificial#inteligência artificial generativa#open AI#recrutamento#seleção#treinamento#vagas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas