Duolingo anuncia que vai substituir seus funcionários por IA
CEO da plataforma de idiomas disse que “mudanças podem ser assustadoras”, mas não há como evitá-las
05/05/202521/03/2025
Por redação AIoT Brasil
A Leega, empresa brasileira especializada em consultoria e outsourcing de tecnologia, adotou a inteligência artificial no recrutamento e seleção de novos funcionários. Segundo a empresa, o objetivo é dar celeridade e eficiência à tarefa, com estimativa de redução do tempo das operações desse tipo em até 75%.
Com a ferramenta IA Coploy, a expectativa é otimizar a análise de um volume crescente de currículos, identificando candidatos mais alinhados às vagas com base em critérios objetivos, como competências técnicas, experiências profissionais e aderência cultural. Segundo Elaine Bernardes, diretora de gente da Leega, a iniciativa também busca oferecer uma experiência inovadora e interativa aos participantes. “Essa abordagem permite que nossa equipe de gente se concentre em atividades de maior valor agregado, como avaliação comportamental e interação direta com os candidatos”, explica a diretora.
No processo seletivo do Programa de Trainee 2025, a Leega já utiliza a ferramenta junto com soluções de Data Analytics e Cloud, otimizando a seleção. “Os candidatos realizaram entrevistas por vídeo na plataforma Coploy, que avaliou tanto o conteúdo das respostas quanto aspectos de comunicação e postura, utilizando algoritmos de análise avançada. Aqueles que atenderam aos critérios foram automaticamente qualificados para as próximas fases. Essa abordagem otimizou o tempo do time de recrutamento e proporcionou uma experiência diferenciada aos participantes”, conta Elaine.
A diretora da Leega ressalta ainda que o uso da IA fortalece uma cultura de inovação e eficiência, valorizada pela empresa. “Automatizamos etapas repetitivas, reduzimos vieses e liberamos a equipe para priorizar atividades estratégicas. Entre os diversos benefícios, a iniciativa reforça valores como diversidade e inclusão, fundamentais para a Leega.”
A Leega planeja expandir o uso do IA Coploy para mais vagas e explorar outras soluções automatizadas, como sistemas de feedback inteligente e tecnologias voltadas à experiência do colaborador. “Estamos comprometidos em integrar outras tecnologias às nossas estratégias para atrair e reter os melhores talentos”, afirma Elaine.
#AI#emprego#IA#recrutamento#RH#seleção
CEO da plataforma de idiomas disse que “mudanças podem ser assustadoras”, mas não há como evitá-las
05/05/2025É o que mostra o estudo Enterprise Cloud Index, divulgado hoje pela Nutanix, que ouviu 1.500 líderes da área de tecnologia e engenharia de plataformas de vários países
20/03/2025Entre as ferramentas mais citadas em estudo da Catho estão os softwares de gestão de performance e a automação do recrutamento
20/03/2025