Memorando de Joe Biden relaciona a IA à segurança nacional
Documento emitido no dia 24 afirma que quando mal utilizada a tecnologia pode “minar instituições e processos democráticos”
29/10/202422/09/2023
Por redação AIoT Brasil
A Embratel anunciou nesta semana o lançamento da solução Smart View, que aplica tecnologias de inteligência artificial para o monitoramento ativo de ambientes de empresas e a identificação de atividades atípicas e situações de risco.
De acordo com a companhia, hoje pertencente ao grupo Claro, a ferramenta de video analytics possui um sistema avançado de IA que atua de forma autônoma, com tecnologias de aprendizagem como deep learning, reinforced learning, machine learning e linguagem natural, para identificar automaticamente padrões de comportamento dos locais monitorados, sem a necessidade de configuração prévia ou integração com outras bases de dados.
O sistema integra uma câmera do ambiente da empresa ao Smart View e envia as imagens para uma interface web ou mobile a fim de que sejam feitas análises em tempo real. Com capacidade de autoaprendizado, a solução aperfeiçoa o processo de acompanhamento dos técnicos à medida em que é utilizada e pode prever incidentes e correlacionar eventos de outras câmeras no mesmo local, assim como emitir alertas para as equipes de segurança ou para a polícia.
Mário Rachid, diretor executivo de soluções digitais da Embratel, explicou que o Smart View se destaca pelo fato de conseguir detectar situações de risco com inteligência e rapidez, mesmo em grandes ambientes como fábricas, bancos, galpões de mercadoria, condomínios, ruas e lojas. “Com isso, ajudamos a empresa a obter mais eficiência nas operações de segurança ao automatizar análises de movimentos e avisos de anormalidades”, disse.
A ferramenta também pode ser aplicada em áreas urbanas, no conceito de cidades inteligentes, com o objetivo de apoiar a segurança e o controle do tráfego ao ser integrada às câmeras instaladas nas vias públicas. Com a tecnologia, torna-se possível, por exemplo, programar semáforos em pontos de trânsito intenso.
Rachid lembrou ainda que a Embratel fornece uma infraestrutura robusta ao entregar o Smart View ao cliente e cuida da integração das tecnologias necessárias para seu uso da aplicação. O diretor disse que também são entregues aos gestores os relatórios com os indicadores e o registro de ocorrências, para melhoria contínua da segurança dos ambientes monitorados.
“Além disso, a solução se diferencia por ser comercializada no modelo software as a service (SaaS), ou seja, o cliente paga conforme o uso, graças a uma arquitetura segura e escalável que pode ser na nuvem, on-premise ou em ambiente híbrido”, acrescentou.
#alertas#analytics#aprendizado de máquina#inteligência artificial#monitoramento#risco#SaaS#segurança#Smart View#software-as-a-service
Documento emitido no dia 24 afirma que quando mal utilizada a tecnologia pode “minar instituições e processos democráticos”
29/10/2024A quantia é oferecida a pesquisadores de segurança que conseguirem executar um ataque remoto aos dados com código arbitrário
28/10/2024Novo app identifica golpes em mensagens, chamadas de vídeo e redes sociais, oferecendo mais segurança aos consumidores em tempo real
24/10/2024