AiotAiot


Concorrentes viram parceiros com tendência de serviços multicloud

Empresas brasileiras já contratam infraestrutura de vários provedores

08/04/2024

Concorrentes viram parceiros com tendência de serviços multicloud
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Cada vez mais empresas brasileiras migram suas operações para sistemas baseados em cloud, movimento impulsionado principalmente pela adoção da multicloud, estratégia em que, para hospedar diferentes partes estruturais das corporações, são contratados servidores de vários provedores do serviço. “Atualmente nossos conteúdos estão alocados nas plataformas do Google, Microsoft, Oracle e AWS. Com a diversificação, nosso objetivo é extrair o melhor de cada uma dessas soluções”, disse Wanderley Baccalá, diretor do Hub Digital da Globo. Essa declaração aconteceu no Oracle CloudWorld Tour Brasil, realizado no último dia 4 de abril em São Paulo.

O setor bancário tem uma postura mais cautelosa dentro desse movimento, mas já existem iniciativas nesse sentido. O Banco do Brasil anunciou a contratação de um novo serviço junto à Oracle que permitirá oferecer um ERP baseado em nuvem para gestão empresarial aos seus clientes corporativos, principalmente as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) em suas operações financeiras, de pagamentos, de RH e da cadeia de suprimentos.

A vice-presidente de tecnologia e serviços digitais do banco, Marisa Reghini Mattos, explicou o acordo: “precisamos estar onde o nosso cliente está e oferecer o que ele precisa. Por isso temos feito várias parcerias no mercado para complementar o portfólio”.

O modelo multicloud acabou inspirando um novo modo de operação entre as empresas que oferecem soluções em nuvem. “Temos parceria com a Microsoft e a próxima será com o Google. Em algumas coisas somos melhores, e nas outras piores. Quem se beneficia é o cliente”, defendeu Luiz Meisler, VP Executivo da Oracle na América Latina.

Neste ano, por exemplo, o Oracle Database@Azure fica disponível no Brasil, e vai permitir que os serviços de banco de dados Oracle executados na OCI (Oracle Cloud Infrastructure) sejam implantados diretamente nos datacenters da Microsoft Azure, de modo que os clientes possam se beneficiar dos pontos fortes de cada um dos parceiros.

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas