AiotAiot


Maioria das indústrias pretende usar IA generativa em 2024

Estudo da Rockwell Automation mostra que a tecnologia avança no setor e 83% das empresas planejam aplicá-la em suas operações

05/04/2024

Maioria das indústrias pretende usar IA generativa em 2024
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

A inteligência artificial generativa conquistou um espaço definitivo no setor industrial, e 83% dos fabricantes pretendem aplicar a tecnologia em suas operações ainda neste ano. Esse é um dos insights da pesquisa “Estudo anual do estado da produção inteligente”, que ouviu mais de 1.500 representantes de grandes indústrias em 17 dos principais países produtores do mundo.

Elaborado pela companhia norte-americana Rockwell Automation, fornecedora global de soluções em automação industrial e transformação digital, o estudo também deixou clara a prioridade dada pelas empresas à IA, classificada como a principal capacidade que impulsionará os resultados dos negócios neste ano. Além disso, 95% dos fabricantes estão usando ou avaliando ferramentas de produção inteligente, ante 84% em 2023.

Em relação aos desafios, dois fatores se destacaram: a qualificação dos profissionais e a cibersegurança. “Uma força de trabalho capacitada é o pilar de qualquer operação de produção bem-sucedida, mas atrair, gerenciar e reter especialistas está provando ser uma dificuldade contínua”, explicou Cyril Perducat, vice-presidente sênior e diretor de tecnologia da Rockwell Automation.

Ele disse que, como identificou a pesquisa, a tecnologia, sozinha, não é a resposta. “Para permanecerem competitivos, os fabricantes precisam levar seu pessoal a adotar novas tecnologias como parte central de uma cultura organizacional em evolução, criando uma parceria tecnologia-trabalhador capaz de impulsionar os negócios”, acrescentou Perducat.

Nesse sentido, 94% dos fabricantes planejam manter ou aumentar sua força de trabalho para tornar possível a adoção da tecnologia de produção inteligente, com foco em reaproveitar os profissionais em funções novas ou diferentes ou contratar especialistas. Segundo o estudo, a gestão dessa mudança é o principal obstáculo para os fabricantes em 2024.

Pela primeira vez, os riscos à segurança dos sistemas foram apontados como um dos cinco principais problemas externos para os fabricantes em 2024. Quanto aos programas de sustentabilidade e às políticas de ESG, os representantes das indústrias apontaram a gestão de energia como o fator mais importante.

Ao mesmo tempo, os fabricantes citaram a “qualidade aprimorada” como o resultado positivo mais relevante que esperam alcançar com a tecnologia de produção inteligente, pelo segundo ano consecutivo, e o “controle de qualidade” foi indicado como o principal caso de uso de IA e aprendizado de máquina em 2024.

Divulgação Rockwell Automation

TAGS

#automação industrial#IA generativa#inteligência artificial generativa#transformação digital

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas