Inteligência artificial do Google chega aos carros e TVs
Gemini vai oferecer respostas em linguagem natural e sugestões de conteúdo por comando de voz; TCL será a primeira a incorporar esse recurso em seus televisores
16/05/202529/02/2024
Por redação AIoT Brasil
Uma nova pesquisa, divulgada pela Associação de Investigadores de Fraudes Certificados (ACFE) e pelo SAS mostra que, globalmente, apenas 1 em cada 5 profissionais antifraude (18%) conta com IA/ML entre suas ferramentas de combate à fraude. Por outro lado, mais de 80% dos profissionais antifraude planejam incluir essas tecnologias em seu arsenal antifraude nos próximos dois anos.
O Relatório de Benchmarking de Tecnologia Antifraude de 2024 é o terceiro capítulo de um estudo global iniciado pela ACFE e pelo SAS em 2019. Esta edição apresenta insights de aproximadamente 1.200 membros da ACFE consultados no final de 2023, incluindo profissionais da América Latina.
Os dados do levantamento apontam as principais tendências na evolução do combate à fraude desde 2019. Entre elas:
• Há mais interesse em inteligência artificial (IA) e machine learning (ML) do que nunca. No momento, globalmente, 1 em cada 5 profissionais antifraude (18%) conta com IA/ML entre suas ferramentas de combate à fraude.
• Outros 32% planejam implementar essas tecnologias nos próximos dois anos – um pico desde o início do estudo. Na América Latina, esse percentual é ainda maior: 46%. Nesse ritmo, o uso de IA/ML em programas antifraude praticamente triplicará até o final do próximo ano.
• No entanto, a adoção de IA e ML fica sempre aquém das expectativas. Apesar do entusiasmo, a adoção de IA e ML para detecção e prevenção de fraudes cresceu apenas 5% desde 2019. Um número muito inferior às taxas de adoção previstas reveladas nos estudos de 2019 e 2022 (25% e 26%, respectivamente).
• Ainda que o uso de diversas técnicas de análise de dados tenha se estabilizado, a aplicação da biometria e robótica em programas antifraude aumentou consistentemente. O uso da biometria física cresceu 14% desde 2019, citado agora por 40% dos entrevistados globalmente, praticamente o mesmo percentual apresentado na América Latina (39%).
Um em cada cinco entrevistados (20%) relatou o uso de robótica, incluindo automação de processos robóticos, em comparação aos 9% de 2019. O uso dessas tecnologias é consideravelmente mais alto em serviços bancários e financeiros, com metade (51%) usando biometria física e um terço (33%) usando robótica.
“O acesso a ferramentas de IA generativa se torna muito perigosa nas mãos erradas”, afirma o presidente da ACFE, John Gill. “Três em cinco organizações estimam aumentar o orçamento para tecnologia antifraude nos próximos dois anos. Como os recursos são empregados irá determinar quem terá a maior vantagem no que se tornou uma corrida de armamento tecnológico contra empresas criminosas. É uma batalha difícil se considerarmos que, ao contrário dos criminosos, as organizações enfrentam um desafio a mais, que é usar essas tecnologias de forma ética”.
“O interesse excessivo em técnicas analíticas avançadas, em contraste com taxas de adoção muito mais modestas, comprova a complexidade do escalonamento do ciclo de vida da IA e analytics”, diz Stu Bradley, vice-presidente sênior de soluções de risco, fraude e compliance do SAS.
#Associação de Investigadores de Fraudes Certificados (ACFE)#IA generativa#inteligencia artificial IA#Machine Learning (ML)#Relatório de Benchmarking de Tecnologia Antifraude#SAS
Gemini vai oferecer respostas em linguagem natural e sugestões de conteúdo por comando de voz; TCL será a primeira a incorporar esse recurso em seus televisores
16/05/2025Lançado em julho de 2024, o PBIA tem investimento previsto de R$ 23 bilhões durante quatro anos e metas ambiciosas
15/05/2025Governo anunciou a introdução do curso no currículo de todos os níveis até o ensino médio para mostrar as aplicações no dia a dia
13/05/2025