AiotAiot


Carrefour inaugura no Brasil lojas sem atendentes

Grupo francês abre duas unidades autônomas no país, em que os clientes utilizam um aplicativo de smartphone para fazer as compras, sem filas

13/04/2021

Carrefour inaugura no Brasil lojas sem atendentes
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O cliente chega à porta da loja, abre o aplicativo em seu celular, libera a entrada, escaneia os itens que quer comprar e faz o pagamento pelo mesmo aplicativo, sem contato com nenhum atendente. É assim que funcionam as duas lojas recém-inauguradas pelo grupo Carrefour, uma delas no coworking CoW, na capital de São Paulo, e a outra no condomínio residencial Domo Life Prime, em São Bernardo do Campo, ambas com a bandeira Express.

São as primeiras unidades totalmente autônomas da rede francesa de supermercados, e o sistema se baseia em inteligência artificial para mudar a experiência de compra. O cliente precisa, em primeiro lugar, criar uma conta no aplicativo Meu Carrefour, disponível para Android e iOS, e acessar a opção “Scan & Go”, que oferece um QR code para o acesso à loja. Depois, basta escolher os produtos, que vão para o carinho virtual, e pagar pelo cartão de crédito, via aplicativo, sem a necessidade de enfrentar filas. Em caso de dúvidas, o cliente pode pedir ajuda pelo WhatsApp, em tempo real.

Por enquanto, o sistema só está disponível nessas duas lojas, bem menores do que a maioria das outras do grupo e em nichos de consumo e ambientes controlados. A que fica no coworking, no bairro do Brooklin, tem 60 m² e a do condomínio residencial tem 43 m², atendendo a um público que faz compras pequenas, para o dia a dia.

Luiz Rufino, diretor de inovação do Carrefour, disse que as lojas autônomas fazem parte de um projeto mais amplo, cujo objetivo é “criar um ecossistema que conecte todos os negócios em um só aplicativo”. Segundo a empresa, a iniciativa representa um passo à frente em um processo que inclui tecnologias como self-checkout, em que o cliente faz sozinho o registro e o pagamento das compras e que já está disponível em 118 pontos de venda no Brasil.

As duas lojas serão também uma espécie de laboratório de testes, para que a empresa avalie a reação e o comportamento dos clientes e comprove a segurança do sistema, um item sensível quando se trata de novas experiências de compra. O Carrefour disse que foram implantadas várias ferramentas de segurança digital para reduzir a possibilidade de fraudes, a começar pela entrada e saída controladas pelo aplicativo.

TAGS

#aplicativo Meu Carrefour#Carrefour#experiencia de compra#inteligência artificial#loja autonoma

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas