AiotAiot


BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos

Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia

20/09/2024

BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Tamanho fonte
*Foto: BYD Leopard 8/Divulgação Huawei

Por redação AIoT Brasil

A gigante da tecnologia Huawei anunciou um acordo de cooperação com a fabricante de veículos elétricos BYD, ambas da China, para o fornecimento de um sistema de direção autônoma a ser instalado em utilitários off-road. Inicialmente, a solução inteligente Qiankun ADS 3.0 deverá equipar o modelo Leopard 8 SUV, lançado em junho de 2023.

“A solução de direção autônoma de terceira geração conta com vários recursos avançados. Traz uma assistência mais humana, melhor e mais segura, que torna a experiência de direção mais eficiente, baseando-se no protocolo de prevenção de colisões frontais, laterais e traseiras. Mesmo se você acelerar acidentalmente, seu carro autônomo não fará mal a ninguém”, afirmou a Huawei em um comunicado à imprensa.

De acordo com a Huawei, multinacional mais conhecida pelo avanço no mercado de celulares, os recursos do ADS 3.0 também incluem um sistema de estacionamento remoto que oferece assistência de direção e navegação e responde mesmo em pontos complexos de curvas, caminhos estreitos e conversões em U, entre outras situações. Com isso, o usuário poderá sair do veículo, que estacionará automaticamente por meio do computador de bordo. Comandos de voz e controles rápidos também estão presentes no ADS 3.0.

A previsão é de que a BYD lançará ainda neste ano os primeiros Leopard 8 com a solução ADS 3.0. Posteriormente, as duas empresas continuarão a desenvolver veículos elétricos off-road de ponta, com novas tecnologias de carros inteligentes, como comando de voz. Segundo a Huawei, além da BYD, outras grandes empresas automobilísticas, entre as quais a alemã Audi, também estão planejando adotar o sistema ADS 3.0.

A decisão de incorporar a tecnologia da Huawei indica que a BYD está buscando parcerias externas para reforçar sua capacidade de direção inteligente e se alinha com a estratégia de aprimoramento de sua linha premium, que inclui as marcas Denza, Fangchengbao e Yangwang, responsáveis por 5% das vendas totais da montadora.

TAGS

#carros inteligentes#comando de voz#direcao autonoma#estacionamento remoto#utilitários off-road#veículos autônomos#veículos elétricos

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas