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Banco Original usa IA para impulsionar negócios

Utilização de assistente virtual da IBM nos canais de atendimento proporcionou aumento nos índices de retenção de clientes

26/08/2020

Banco Original usa IA para impulsionar negócios
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Por redação AIoT Brasil

Hoje, sem sair de casa e apenas com um computador ou um celular, já é possível realizar praticamente todas as operações bancárias e financeiras, e a tecnologia tem tudo a ver com esse novo cenário. Com o uso de recursos de inteligência artificial, o cliente de uma fintech ou de um banco digital consegue abrir uma conta online, fazer um empréstimo e até esclarecer suas dúvidas e resolver problemas por meio de uma “conversa” com um assistente virtual.

Um exemplo é o Banco Original, que tem mais de 3,7 milhões de clientes e foi um dos primeiros a atuar somente no ambiente digital. Em 2018, iniciou uma parceria com a IBM para o lançamento de um assistente virtual que atende em diferentes canais, como o Messenger, o Internet Banking, o WhatsApp e o aplicativo próprio. Dois anos depois, a ferramenta já responde por 70% de todos os contatos com os correntistas, além de ter proporcionado um aumento de 70% para 93% na taxa de retenção, em um ano.

A tecnologia de IA utilizada no assistente virtual é a plataforma de conversação IBM Watson Assistant, que roda na nuvem pública da IBM. O chatbot é capaz de fornecer respostas em qualquer canal, usando a mesma tecnologia subjacente para interações baseadas em voz e texto. Assim, pode apoiar o cliente em operações como pagamentos, transferências, saldo, extrato e investimento, em mensagens que passam pela curadoria de especialistas do banco.

“Visualizamos que o mercado financeiro passará por profundas mudanças, advindas do uso de novas tecnologias e do aprimoramento da regulação”, afirma Raul Moreira, diretor de tecnologia do Original, em um comunicado. “São projetos como esse que mostram o potencial da inteligência artificial para impulsionar a transformação digital e sua contribuição para o dia a dia de empresas e consumidores”, avalia Joaquim Campos, vice-presidente de Cloud e Cognitive da IBM Brasil.

Além de ser útil para o mercado financeiro, a plataforma IBM Watson Assistant tem sido utilizada de várias outras maneiras, entre as quais no combate à covid-19. Se você se interessa pelo tema, acesse o tutorial disponibilizado pela IBM para permitir que qualquer pessoa crie seu próprio assistente virtual.

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#AI#assistente virtual#banco digital#Banco Original#chatbot#covid-19#IBM#IBM Watson Assistant#inteligência artificial

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