AiotAiot


Avatares falsos fazem propaganda pró-Trump nas redes sociais

Reportagem do New York Times identifica centenas de perfis de “influenciadores” gerados por IA neste período pré-eleitoral nos EUA

24/04/2026

Avatares falsos fazem propaganda pró-Trump nas redes sociais
Tamanho fonte

* Imagem: Perfis diferentes, textos idênticos/Reprodução NY Times

Por Ricardo Marques da Silva

Eles têm pelo menos três coisas em comum: todos são a favor de Donald Trump, têm boa aparência e nenhum deles é real. Esse é o perfil de centenas de “influenciadores” falsos que invadiram as redes sociais nas últimas semanas, criados por inteligência artificial para falar de temas como a guerra no Irã e o aborto e impulsionar a campanha do Partido Republicano nas eleições de meio de mandato que, em novembro, vão eleger deputados, senadores e governadores nos Estados Unidos.

A onda de contas falsas foi denunciada por uma reportagem do jornal The New York Times e é um prenúncio de um problema que deve se intensificar em períodos eleitorais na maioria dos países, entre os quais o Brasil. “O surgimento de avatares políticos gerados por IA, segundo pesquisadores, sugere um esforço abrangente para atrair eleitores conservadores, um grupo demográfico predisposto pelo presidente Trump e seu círculo a aceitar memes, influenciadores, deepfakes e outras mensagens digitais manipuladas”, alertou a matéria.

O jornal, um dos mais importantes dos Estados Unidos, começou a monitorar em janeiro deste ano postagens no TikTok criadas por IA para promover o movimento MAGA, de apoio a Trump, e descobriu pelo menos 304 contas de falsos influenciadores. “Pesquisadores do Laboratório de Governança e IA Responsável da Universidade Purdue, conhecido como GRAIL, encontraram mais uma dúzia de perfis no TikTok, Instagram e Facebook. Eric Nelson, analista de investigações especiais da Alethea, uma empresa de mitigação de ameaças digitais, identificou outras nove contas no YouTube”, informou o NY Times.

Alguns detalhes são toscos, como a repetição de textos em postagens de diferentes “influenciadores”. Foram encontradas, por exemplo, postagens de “uma loira em um autódromo, uma morena em um estádio e uma ruiva em uma quadra de basquete”, todas com esta mesma legenda: “Se você apoia Trump, acabou de fazer uma amiga”.

Diversas contas como essas já acumularam mais de 35 mil seguidores e algumas das publicações têm mais de 500 mil visualizações. “O presidente Donald Trump republicou conteúdo de pelo menos uma dessas contas, de um avatar loiro platinado fazendo alegações infundadas sobre o governador da Califórnia”, disse o jornal.

A reportagem do New York Times acrescentou: “Em anos eleitorais, as conversas políticas online sempre aumentam, impulsionadas em grande parte por bots automatizados, trolls e outras contas inautênticas. Mas agora a IA está dando a esse submundo obscuro uma nova cara – na verdade, uma infinidade de novas caras, com vozes, personalidades e argumentos realistas o suficiente para povoar a miragem de um movimento político”.

TAGS

#ameacas digitais#avatares falsos#avatares políticos gerados por IA#deepfakes#influenciadores falsos#Trump

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas