BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202417/07/2023
Por redação AIoT Brasil
A startup californiana Alef Aeronautics foi autorizada pela Federal Aviation Administration (FAA) dos Estados Unidos a iniciar os testes operacionais de um carro elétrico voador, o primeiro no mundo projetado para circular em ruas e estradas como um veículo normal e decolar e pousar verticalmente. Fundada em 2015, a empresa lançou o seu Modelo A no final de 2022 e planeja o início das vendas em 2025, com preço estimado em 300 mil dólares.
O veículo é o resultado de sete anos de desenvolvimento e utiliza recursos de inteligência artificial de última geração. Os responsáveis pelo projeto são quatro amigos de Palo Alto – Constantine Kisly, Pavel Markin, Oleg Petrov e Jim Dukhovny –, que se inspiraram no filme “De volta para o futuro”, que previa a chegada de carros voadores em 2015 e, naquele ano, decidiram criar uma empresa para tentar construí-los.
Em 2016 conseguiram montar o primeiro protótipo em escala e, depois de rigorosos testes de software e hardware, incluindo simulações de túnel de vento e dinâmica de fluxo, a propulsão foi instalada em um modelo de tamanho reduzido. A ideia foi então apresentada a Tim Draper, um investidor de capital de risco, que foi o primeiro a acreditar na Alef e se tornou um mentor da equipe. De acordo com a empresa, o passo crítico foi provar que o veículo poderia ser usado como transporte diário e, a partir daí, surgiram outros investidores.
Em 2019, depois de quatro anos de projeto e desenvolvimento, foi lançado um protótipo em tamanho real convertido para voo autônomo. Na sequência, a Alef contratou o designer Hirashi Razaghi, que tinha experiência na Bugatti e na Jaguar da Suécia, para definir o estilo do carro.
Agora, com a aprovação da FAA para o início de testes, a Alef inicia uma nova etapa, como explicou Dukhovny, o CEO da empresa: “Estamos entusiasmados em receber essa certificação. Isso nos permite avançar na ideia de oferecer às pessoas um deslocamento ambientalmente amigável e mais rápido, economizando horas para indivíduos e empresas a cada semana. Esse é um pequeno passo para os aviões e um passo gigantesco para os carros”.
Por enquanto, os interessados em adquirir o revolucionário veículo têm de entrar em uma fila de espera para a pré-encomenda, que custa 150 dólares na categoria geral e 1.500 dólares na prioritária. De acordo com a Alef Aeronautics, já se inscreveram vários compradores de uma empresa de aviação de Hong Kong. “Estamos extremamente satisfeitos em ver pedidos de consumidores individuais e corporativos em tão pouco tempo. Esse é um grande investimento no transporte sustentável no solo e no ar”, acrescentou Dukhovny.
#aviação#carro elétrico voador#carro voador#inteligência artificial#Palo Alto#transporte sustentável
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024