Setor agrícola inova com recursos de games e simuladores
Secretaria da Agricultura de São Paulo fez parceria com a Basf para desenvolver dispositivo de realidade virtual usado em treinamento no campo
11/09/202414/07/2022
Por redação AIoT Brasil
A produtora de açúcar e álcool e cogeradora de energia renovável Adecoagro ampliou a parceria que mantinha com a TIM para o desenvolvimento de um projeto que leva a cobertura 4G ao campo e anunciou agora a decisão de investir em estações meteorológicas conectadas por meio da rede Narrow Band IoT (NB-IoT) da operadora.
A empresa já aplicava soluções de internet das coisas em suas fazendas no Mato Grosso do Sul e soma cerca de 1 milhão de hectares com conectividade 4G, que se estende aos cerca de 200 mil habitantes dos municípios de Ivinhema, Angélica, Nova Andradina, Deodápolis, Glória de Dourados e Novo Horizonte do Sul e dos distritos de Amandina, Ipezal, Jateí e Naviraí.
De acordo com a TIM, a operação da Adecoagro conta com a ativação da tecnologia NB-IoT, que amplia em mais de 40% o alcance da cobertura da rede, além de consumir menos bateria, sendo fundamental para aplicações de IoT. “Antes do projeto, as informações sobre as atividades no campo eram repassadas para o Centro de Operações Agrícolas em pendrives, o que exigia a movimentação de pessoas e veículos nas frentes de trabalho.
Agora, com o 4G, esses dados chegam praticamente em tempo real, logo após o processamento das linhas de colheita, promovendo agilidade, economia e conexão entre os nossos equipamentos”, disse Jorge Gomes, diretor agrícola Regional da Adecoagro no Mato Grosso do Sul.
O diferencial do projeto em parceria com a TIM é a utilização da rede 4G em 700 MHz, uma frequência aberta. Alexandre Dal Forno, diretor de desenvolvimento de mercado IoT e 5G da TIM Brasil, disse que o projeto com a Adecoagro começou em 2019: “A companhia foi uma das primeiras clientes do 4G TIM no campo e hoje é referência em conectividade para outros setores, apoiando a inclusão digital das comunidades vizinhas”.
Com sede em Luxemburgo, a Adecoagro atua no Brasil desde 2004, na produção de açúcar, etanol e cogeração de energia elétrica na usina Monte Alegre (MG) e no cluster formado pelas usinas Angélica e Ivinhema, ambas no Mato Grosso do Sul. Em conjunto, essas três unidades possuem capacidade de moagem de 13,7 milhões de toneladas de cana por safra.
#4G#conectividade no campo#internet das coisas
Secretaria da Agricultura de São Paulo fez parceria com a Basf para desenvolver dispositivo de realidade virtual usado em treinamento no campo
11/09/2024Bindflow desenvolveu um sistema que permite o controle da colheita ao monitorar cada passo dos caminhões usados na agricultura
01/03/2024Customizada pela Telit Cinterion, a IoT Platform permite integrar dados e gerenciar informações geradas pelas mais diversas máquinas, equipamentos, sensores ou implementos agrícolas
21/12/2023