AiotAiot


Teleton usa inteligência artificial da Amazon para impulsionar doações

Alexa estará presente no evento e mostrará, na prática, como a IA facilita a vida das pessoas com deficiência

08/10/2021

Teleton usa inteligência artificial da Amazon para impulsionar doações
Tamanho fonte

Nos dias 22 e 23 de outubro acontece o Teleton, campanha televisiva da AACD com o objetivo de arrecadar fundos para essa organização sem fins lucrativos focada em garantir assistência médico-terapêutica de excelência a pessoas de todas as idades com deficiência física. E este ano a ação contará com apoio da Amazon e sua inteligência artificial, a Alexa, não só no programa televisivo.

O Programa, que tem como objetivo compartilhar histórias e incentivar doações para a manutenção das atividades da AACD, contará com a parceria da Amazon Alexa para mostrar como pessoas com deficiência usam produtos com a assistente virtual, como smart speakers Echo e Fire TV Stick, para facilitar tarefas do dia a dia ou para auxiliar em tratamentos médicos, por exemplo.

Para quem quiser saber informações sobre a campanha ou como apoiar a AACD, basta perguntar para a assistente virtual: “Alexa, quando acontece o Teleton?”, “Alexa, como posso doar para o Teleton?”, ou ainda “Alexa, quais são as atrações do Teleton 2021?”, e a resposta virá na voz do padrinho digital do programa, o apresentador Celso Portiolli.

Em 2020, a AACD foi uma das parceiras da Amazon no Prêmio Alexa de Acessibilidade, iniciativa que estimulou a criação de skills de Alexa especialmente para melhorar a rotina de pessoas com deficiência e para dar visibilidade ao trabalho de entidades que dão assistência para essa comunidade.

Entre as skills ganhadoras estão o “Memória Sonora”, um clássico jogo da memória que usa sons no lugar de cartas, pensado para pessoas com diferentes tipos de desordem das funções cognitivas, deficiências intelectuais e baixa visão; o  “Onde guardo isso?”, que sugere locais onde os objetos podem ser guardados e lembra onde eles estão, com o objetivo de ajudar pessoas com deficiência intelectual; e o “Localizador de ônibus São Paulo acessível”, que transmite informações como a previsão da chegada dos ônibus e o endereço dos pontos de embarque para pessoas cegas ou com baixa visão.

TAGS

#Alexa#inteligência artificial#teleton

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas