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Inteligência artificial para turbinar as vendas

Em entrevista ao AIoT Brasil, Jonathan Melo (de amarelo) e Ricardo Moraes, da multinacional indiana Zoho, falam sobre a aposta da companhia em IA e no mercado brasileiro

17/01/2022

Inteligência artificial para turbinar as vendas
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Por Daniel dos Santos, editor do AIoT Brasil

A Zoho, multinacional indiana de tecnologia que oferece mais de 45 aplicativos e softwares de negócios para áreas como vendas, marketing, suporte ao cliente, produtividade e colaboração, abriu um escritório no Brasil em 2021 e tem apostado cada vez mais na inteligência artificial em seus produtos. Em entrevista ao AIoT Brasil, Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho Brasil, e Ricardo Moraes, gerente de suporte da empresa, falam sobre a importância da ZIA (a inteligência artificial da companhia) em sua estratégia de negócios, anunciam os planos de dobrar a equipe no país até o final de 2022 e da escolha de Florianópolis como cidade para a primeiro escritório da empresa no Brasil.

AIoT Brasil: Quando a Zoho foi criada, em quantos países está e quando chegou ao mercado brasileiro?
Jonathan Melo, diretor de marketing da Zoho Brasil: A Zoho tem 25 anos de mercado, com produtos focados no B2B, tanto na área de marketing, vendas e financeiro, quanto em desenvolvimento e colaboração. Estamos em mais de 120 países, com presença física, em aproximadamente 15. Vendemos para o mercado brasileiro há mais de 12 anos e inauguramos o nosso escritório no país em agosto de 2021, em Florianopólis.

AIoT Brasil: Quais são as principais soluções oferecidas pela Zoho? Quantas empresas no Brasil já utilizam as ferramentas da empresa?
Jonathan Melo: No total, temos mais de 45 soluções e, entre a grande variedade de soluções oferecidas, as de principal destaque são: CRM, Workplace, Analytics, Desk, Zoho One e Bigin. Temos em média 1.700 clientes e mais de 47 mil usuários pagos. Por medidas internas, não temos permissão para divulgar os nomes das empresas ainda, mas podemos assegurar que grandes empresas estão com a Zoho. No cenário mundial, podemos destacar empresas como Nike, Netflix, Sony, Apple e Intel como clientes.

AIoT Brasil: Quem são os seus principais concorrentes?
Jonathan Melo: Como a Zoho tem frente para todos os departamentos dentro de uma empresa, nós competimos com várias companhias de necessidades diferentes. Salesforce, Oracle, Microsoft e Google são alguns de nossos competidores, dentre outras grandes empresas do mercado.

AIoT Brasil:  Qual a importância das ferramentas de inteligência artificial na estratégia de negócio da Zoho?
Jonathan Melo: A Zoho acredita que a IA facilita e aumenta a performance de todos que a utilizam, além de ser um grande diferencial competitivo. Cada vez mais estaremos aprimorando a ZIA, nossa IA, para melhorar nossas soluções e introduzir o mercado a essa tecnologia no seu dia a dia.

AIoT Brasil: Como funciona a ZIA e quais as aplicações dela no dia a dia dos negócios?
Ricardo Moraes gerente de suporte da Zoho: a ZIA é a assistente com inteligência artificial da Zoho. Ela tem aplicações práticas para equipes de vendas, inteligência de negócios, produtividade, experiência do cliente, entre outras. Com ela, é possível realizar vendas cruzadas (cross selling) através de análise de padrões de vendas, reduzir trabalhos repetitivos com as recomendações de automações que a ferramenta fornece, previsões de vendas, criar relatórios e insights com apenas um click, responder mais rápido aos seus clientes através das recomendações de respostas – isso só para citar alguns dos recursos que a ZIA oferece.

AIoT Brasil: Como a ZIA consegue fazer previsões de cenários? Que tipo de dados ela utiliza para isso?
Ricardo Moraes: A ZIA utiliza o conceito de Machine Learning para analisar o histórico de vendas em seu CRM e apontar o quão perto os seus potenciais clientes estão de se tornarem compradores de fato, através de um sistema de pontuação, permitindo que os vendedores foquem nos leads com maior pontuação, ou seja, com maior probabilidade de comprar. Quanto mais você trabalhar com esta funcionalidade, mais a ZIA irá aprender e melhorará sua probabilidade de acerto. Ainda é possível criar visões com negociações com mais e menos propensas de fechar. Outra forma interessante de previsão é a análise que a ZIA faz de seus relatórios de vendas, mostrando como serão os meses futuros em cenários específicos, com aumento ou diminuição das vendas, por exemplo.

AIoT Brasil: Que outras soluções da Zoho utilizam inteligência artificial?
Ricardo Moraes: Além do Zoho CRM, a ZIA está presente em nossa ferramenta de atendimento ao cliente, o Zoho Desk, em inteligência de negócios com o Zoho Analytics e com Zoho Creator para criação de aplicativos em Low Code e em todas nossas ferramentas de office e produtividade no pacote Workplace. São essas em que a ZIA aparece com mais evidência. Na verdade, quase toda a nossa suíte de soluções possui em certo nível, através de funcionalidade ou integrações, recursos de inteligência artificial onde por trás temos a ZIA desempenhando seu papel.

AIoT Brasil: Como você avalia o futuro da IA nas aplicações de negócio?
Jonathan Melo: Indispensável. Com o grande avanço que estamos acompanhando e pensando no futuro do mercado, acredito que essa única palavra resume o papel da IA.

AIoT Brasil: Como foi o ano de 2021 para Zoho no Brasil? Quais são os planos da Zoho para 2022 no Brasil?
Jonathan Melo: Foi um ano muito bom, um ano de muito aprendizado na Zoho, localização das soluções e conteúdos para o mercado brasileiro. Estamos projetando o dobro de crescimento para 2022, com o objetivo de continuar fortalecendo as soluções para o mercado local e desenvolver ainda mais as operações locais, especialmente em relação ao escritório no Brasil.

AIoT Brasil: Qual a importância do Brasil na estratégia da Zoho? Por que a empresa escolheu começar no Brasil por Florianópolis?
Jonathan Melo: O Brasil é o maior mercado da América Latina e um dos maiores consumidores de tecnologia B2B do mundo. Temos que olhar com carinho o mercado brasileiro. Na Zoho, estamos embarcando em uma aventura que nós chamamos de “Localismo Transnacional”, um modelo de negócio onde as diferentes regiões geográficas têm grande autonomia para conduzir negócios de acordo as necessidades locais de cada país e de cada cultura.
O Brasil é naturalmente um dos países mais importantes, não somente na América Latina, mas no mundo inteiro.  A escolha por Florianópolis como o nosso centro talvez não seja tão intuitiva. Na Zoho, temos a política internacional de colocar nossos escritórios em lugares onde nossos funcionários possam ter uma boa qualidade de vida e isso geralmente significa ficar fora das grandes cidades. Floripa não somente dá uma boa qualidade de vida para nossos funcionários, mas também gera muitas oportunidades, ficando perto de outras companhias de tecnologia da região.

AIoT Brasil: Sei que vocês pretendem ampliar a equipe da Zono no Brasil. Quantos funcionários vocês contam no momento e com quantos pretendem encerrar 2022? As vagas são para quais setores?
Jonathan Melo: Hoje temos 16 funcionários e pretendemos pelo menos dobrar este número em 2022. Teremos vagas para Marketing já na metade de janeiro. Quem tiver interesse pode acompanhar nosso perfil no LinkedIn.

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#aplicativos#Florianópolis#inteligência artificial#software#ZIA#Zoho

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