Woopi e Nvidia fecham parceria para inteligência artificial
Assistente virtual Sophie será integrada à plataforma Jarvis em busca de novas soluções de processamento de linguagem natural
02/03/2021
*Foto: Sophie, o chatbot da Stefanini que gerência 40 milhões de minutos de interações de voz por mês/Reprodução Stefanini
Por redação AIoT Brasil
A Woopi, braço de inteligência artificial do grupo Stefanini, fez uma parceria com a Nvidia para o desenvolvimento de soluções de última geração em inteligência artificial e processamento de linguagem natural (NLP). O primeiro projeto em conjunto é a criação de uma nova interface de conversação em português que reduz a latência no processamento de ligações telefônicas e proporciona uma economia de até 60% no custo, segundo as duas empresas.
Inicialmente, a assistente virtual Sophie, da Stefanini, será integrada à plataforma Nvidia Jarvis, uma estrutura de aplicações acelerada por GPU que permite o uso de dados de vídeo e voz para construir serviços de IA de conversação personalizados para cada cliente, incluindo vocabulário técnico. O chatbot é capaz de interagir com usuários e sistemas por meio de interfaces de texto e voz em mais de 40 idiomas, por meio de NLP.
“A Sophie gerencia 40 milhões de minutos de interações de voz por mês. Nosso objetivo é transformar essas interações em conversas mais inteligentes e naturais. O pipeline do Jarvis Speech Recognition integrado à nossa plataforma de IA atua com centenas de interações simultâneas por GPU em menos de 100 milissegundos, permitindo que os clientes tenham experiências mais intuitivas e envolventes”, afirma Fabio Caversan, vice-presidente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Stefanini North America.
Marcio Aguiar, diretor da Nvidia Enterprise para América Latina, acrescenta: “A IA de conversação é uma das principais tendências empresariais e se mostrará fundamental para o futuro de muitos mercados. Embora já existam projetos de NLP em português, ainda é uma ferramenta que precisa de aprimoramento. A parceria com a Woopi e a Stefanini é mais uma forma de auxiliar diversos setores a automatizar o apoio ao cliente com mais velocidade e precisão, além de incentivar os avanços da inteligência artificial no Brasil”.
O chatbot Sophie usa IA para entender a intenção da conversa e oferecer parâmetros adequados de resposta, com base em uma estrutura de algoritmos semânticos. Com o uso da tecnologia Nvidia Enterprise torna-se possível identificar automaticamente diferentes tons e pistas vocais que, processadas em paralelo nas GPUs da empresa, permitem discernir o que uma pessoa quer dizer de forma mais rápida que nos modelos acústicos em uso.
TAGS
#AI#assistente virtual Sophie#chatbot#IA#inteligência artificial#Jarvis#NLP#Nvidia#processamento de linguagem natural#Woopi