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Whoosh deve dobrar frota de patinetes elétricos até o final de 2025

Atualmente a empresa conta com mais de 5 mil equipamentos entre as cidades de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, conectados via internet por um app para smartphone

16/06/2025

Whoosh deve dobrar frota de patinetes elétricos até o final de 2025
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Por redação AIoT Brasil

Após uma primeira fase de expansão e, depois, de retração em 2020, o setor de patinetes elétricas no Brasil passou por uma reestruturação, focada principalmente na evolução do cenário legal da micromobilidade no país. O volume de acidentes levou várias cidades no mundo a criarem regras específicas de segurança para o uso desse tipo de transporte.  Em 2023, chegou ao Brasil a Whoosh, multinacional de micromobilidade urbana que conta atualmente com mais de 5 mil equipamentos e que pretende dobrar a sua frota de patinetes no país até o final do ano.

Com presença nas cidades de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, a Whoosh já permitiu mais de 5 milhões de viagens no Brasil e oferece seguro automático para os usuários em todas as corridas. O aluguel é feito por meio de um app para smartphones. Para Cadu Souza, diretor de operações da Whoosh, existe grande demanda pelo serviço no país, mas também desafios a serem enfrentados. “Trabalhamos junto às autoridades de cada cidade, estudando as geografias locais, normas de trânsito e, também, o estilo de vida de cada região. As implementações são feitas a quatro mãos, visando otimizar o dia a dia da população e tornar o transporte mais eficiente de forma segura”, afirma.

Em quase dois anos de atuação no país, a Whoosh já acumula mais de 1 milhão de usuários em sua plataforma e mais de 12 milhões de quilômetros rodados.  A empresa investiu mais de 100 milhões de reais no mercado brasileiro e ainda avalia possibilidades de expansão. Somente em São Paulo, a Whoosh conta com dois mil patinetes e 150 estações de compartilhamento. Elas se encontram na região oeste da capital, em bairros como Pinheiros, Jardins, Vila Olímpia e Vila Madalena. Ainda sobre a região, a empresa estuda, junto à Prefeitura, a integração do modal com outros meios de transporte, como metrô e ônibus.

“Nosso objetivo é que as patinetes sejam parte do cotidiano das pessoas, como uma alternativa de transporte prática e eficaz. O Brasil tem demanda para este serviço e queremos impulsionar o crescimento deste setor no País”, explica Cadu. Buscando descomplicar ainda mais essa proposta, a Whoosh anunciou parceria com a empresa de benefícios corporativos Pluxee, ampliando as formas de pagamento aceitas pela plataforma.

A companhia pretende expandir para outras cidades do Brasil, mas antes, também almeja aumentar seus pontos de estacionamentos nas praças em que já atua. Em São Paulo, por exemplo, a meta é alcançar 600 pontos de estacionamento em 8 subprefeituras da cidade. Já no Rio de Janeiro, a Prefeitura estuda ampliar o serviço junto à Whoosh para bairros da zona sul, como Tijuca e Barra da Tijuca.

Para garantir o sucesso da operação, a empresa realiza também estudos detalhados das características geográficas de cada localidade, identificando as áreas com maior potencial para o uso das patinetes. Essa análise orienta a implantação dos serviços de forma estratégica e adequada às especificidades de cada região.

Sustentabilidade

Um fator de relevância para o mercado de patinetes é a sustentabilidade. Dados da Whoosh apontam que a empresa já preveniu a emissão de mais de 580 toneladas de CO2 em seus quase dois anos de operação no país. Em grandes cidades, problemas com a poluição são agravados por conta da quantidade de veículos e meios de transporte que utilizam combustíveis fósseis para locomoção. Nesse contexto, as patinetes elétricas surgem como uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana, ao oferecerem um meio de transporte limpo, silencioso e eficiente.

Por serem movidas a eletricidade, elas não emitem poluentes durante o uso, contribuindo para a redução da pegada de carbono nas cidades. Além disso, as patinetes auxiliam na diminuição do uso de veículos motorizados convencionais, promovendo uma mobilidade mais responsável e alinhada com os objetivos de sustentabilidade ambiental.

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