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20/09/202412/07/2023
Por redação AIoT Brasil
A área central de Vilnius, capital da Lituânia, ganhou uma nova atração: uma frota de veículos autônomos de entregas sem motoristas e com recursos de inteligência artificial está chamando atenção nas ruas da região, em uma iniciativa pioneira na Europa. Por enquanto, são apenas três pequenas vans pintadas de preto e amarelo, fabricadas pela montadora Clevon, que tem sede na Estônia, mas, de acordo com os responsáveis pelo projeto, “esse é apenas o começo”.
A iniciativa surgiu a partir de uma parceria que reuniu a Clevon, a empresa de entregas rápidas LastMile e a IKI, uma das principais cadeias de supermercados da Lituânia. Os veículos foram chamados de ARCs, sigla de robôs autônomos de entrega, e cada um deles consegue responder por sete pedidos de clientes em uma única corrida nos distritos Cidade Nova e Cidade Velha de Vilnius. Nessa fase inicial, as encomendas são recolhidas em uma das lojas IKI e entregues gratuitamente na casa dos clientes.
Os ARCs possuem compartimentos seguros de diferentes tamanhos, preparados para atender compras online. Os primeiros testes foram feitos no ano passado em um subúrbio da cidade e os veículos percorreram aproximadamente 2 mil quilômetros, sem registro de incidentes. O que mais despertou atenção, evidentemente, foi a ausência de motorista.
Tadas Norušaitis, CEO da LastMile, disse ao site Autonomous Vehicle que o teste obteve uma pontuação geral de 4,8 em 5, e os clientes estavam ansiosos para experimentar a novidade. “Enquanto isso, vimos que podemos entregar mercadorias de maneira ainda mais eficiente e flexível, com menos impacto ambiental, graças aos motores elétricos. Depois do teste bem-sucedido, demos o passo seguinte: pela primeira vez na Europa, três veículos autônomos já fazem parte do tráfego nas ruas do centro da cidade. Acreditamos que esses robôs nos darão uma vantagem significativa no setor de entregas”, explicou.
Para garantir a segurança no trânsito, os veículos autônomos viajam a uma velocidade máxima de 25 km/h e contam com recursos de IA, sensores especiais e câmeras que cobrem 360 graus. Além disso, são supervisionados remotamente por teleoperadores que monitoram a condução em tempo real.
Sander Sebastian Agur, CEO da Clevon, afirmou que a iniciativa pioneira chegou para ficar e adiantou: “Estamos expandindo nossas operações de veículos individuais para frotas na Europa, nos Estados Unidos e na região do Oriente Médio. A Clevon foi a primeira na Europa a obter permissão para operar veículos autônomos em vias públicas, em 2020. Agora, estamos fazendo história novamente ao sermos os primeiros a implantar uma frota de ARCs para entregas comerciais em vias públicas europeias”.
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