BYD e Huawei fazem parceria para equipar veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/202415/02/2023
Por redação AIoT Brasil
Uma tecnologia que pode resultar em bilhões para a economia dos países e centenas de milhares de empregos: assim foi definida uma inovação que, pelas fotos, parece bem simples, mas pode representar uma solução viável para a limpeza das áreas públicas das cidades. Trata-se de uma frota de veículos autônomos que varrem as ruas e parques da cidade de Shenzhen, no nordeste da China, movidos por inteligência artificial.
A tecnologia foi desenvolvida pela empresa chinesa Taoping, de Hong Kong, e incorpora funcionalidades como prevenção de colisões, detecção humana e orientação de rota avançada para que o veículo realize com segurança o trabalho de limpeza, como mostra um vídeo divulgado pela Taoping. A ideia se soma à estratégia de incorporação de IA e internet das coisas na área de mobilidade de cidades inteligentes e sustentáveis, e todos os varredores são elétricos.
Além da capacidade de se mover sem motorista, os veículos Taoping também oferecem recursos inteligentes adicionais, como a classificação do lixo, a limpeza multifuncional e a detecção de transbordamento. Além disso, nos momentos de “descanso”, os varredores proporcionam aos visitantes a possibilidade de recarregar seus celulares e comprar comida e bebida em máquinas de venda automática, entre outros serviços.
Os primeiros testes foram feitos no Xiangmi Park (ou Parque do Cidadão) de Shenzhen, com 507.099 m2 de área, que é conhecido por sua beleza natural e atrai uma multidão de visitantes, que produzem toneladas de lixo. A cidade, na província de Guangdong, ao norte de Hong Kong, ganhou a reputação de ser uma das principais defensoras do transporte autônomo, depois de introduzir uma extensa legislação regulatória em 2022.
Lin Jianghuai, CEO da Taoping, disse que a utilização dos veículos em Shenzhen permite que as pessoas vejam em primeira mão como a solução é eficaz e pode ajudar a reduzir os altos custos associados à limpeza pública. “Vemos isso como mais um passo de uma jornada de crescimento de vários anos. Estamos construindo parcerias com mais de 200 cidades, com as quais compartilhamos informações detalhadas a respeito dessas ideias inovadoras”, acrescentou.
No ano passado a empresa chinesa WeRide já havia introduzido uma frota de veículos autônomos Robosweepers nas ruas de Guangzhou, também na província de Guangdong, em parceria com o fabricante de veículos comerciais Yutong Group.
#cidade inteligente#cidade sustentável#inteligência artificial#limpeza urbana#transporte autônomo#veículos autônomos
Montadora de veículos elétricos chinesa vai utilizar um sistema de direção criado pela empresa de tecnologia
20/09/2024Veículos inteligentes cedidos pela startup Mapzer ajudam as prefeituras a planejar a recuperação de vias obstruídas
10/07/2024Potencial de ameaças envolve desde a extração de dados pessoais do proprietário até a perda de controle do veículo
23/05/2024