MediaTek lança modem 5G-Advanced de até 12 Gbps
Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/202501/11/2022
Por redação AIoT Brasil
A Brasil Terminal Portuário (BTP) escolheu a TIM e a Nokia para executarem o projeto de construção e operação de sua rede 5G privada no porto de Santos, a primeira do setor na América Latina. A expectativa é de que a conexão de quinta geração seja liberada pela Anatel na área da Baixada Santista no início do próximo ano, e a BTP já se prepara para a transformação digital de suas instalações e equipamentos.
A implantação do 5G faz parte de um pacote de investimentos associados à renovação do contrato de concessão à BTP para operar no porto de Santos por mais 20 anos. “Queremos aumentar nossa capacidade operacional dentro dos limites atuais do terminal, e a tecnologia é fundamental nesse processo. Acreditamos que a tecnologia tem o poder de tornar o setor portuário mais eficiente, seguro e sustentável e estamos investindo continuamente no desenvolvimento de novas ferramentas digitais “, explicou Ricardo Arten, CEO da BTP.
O terminal de contêineres da BTP é o maior da América do Sul e o acordo deverá utilizar o 5G em soluções de monitoramento remoto em tempo real de equipamentos, guindastes e operações, a partir de uma central de monitoramento. A conectividade também será fundamental para aumentar a efetividade da comunicação entre os mais de 1.400 funcionários da empresa, com o uso de ferramentas e aplicações próprias.
Os primeiros testes foram realizados com prova de conceito, por meio da utilização de rede de acesso e core privado, a fim de avaliar cobertura, velocidade e latência, com resultados positivos. Para a implantação da rede dedicada está sendo usado o espectro da operadora móvel TIM, com equipamentos e soluções fornecidos pela finlandesa Nokia.
A Nokia pretende aplicar soluções avançadas de conectividade de redes críticas para o segmento de portos, como a sua plataforma Digital Automation Cloud. “Nessa nova colaboração com a TIM, estamos trazendo ao segmento de portos na América Latina as grandes oportunidades de otimização e eficiência que as redes privadas 5G vêm oferecendo mundialmente”, disse Ailton Santos, CEO da Nokia Brasil.
Fundada em 2013, a BTP possui instalações com capacidade de movimentação anual de 1,5 milhão de TEUs em 1.108 metros de cais, que conseguem receber três navios da classe New Panamax simultaneamente. Para a Nokia, o contrato com a BTP é um dos mais de uma dezena que firmou na América Latina, para projetos portuários de redes privadas em países como México, Peru e Chile.
#5G#monitoramento remoto#porto de Santos#transformação digital
Empresa já desenvolve tecnologias que permitem que as redes de próxima geração evoluam para o 6G
06/03/2025Tecnologia traz benefícios como a melhoria na vida útil da bateria para dispositivos vestíveis, como smartwatches, e a redução da complexidade e uso eficiente de energia para dispositivos de IoT industriais
26/06/2024Companhia apresenta a tecnologia de modem RedCap e uma família de chipsets para acelerar a transição para o 5G-NR em aplicações de internet das coisas
17/11/2023