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Tentativas de fraude atingem R$ 1,2 bi no primeiro semestre

Estudo da ClearSale avaliou o e-commerce e indicou uma redução de 7,8% em relação ao mesmo período do ano passado

30/07/2024

Tentativas de fraude atingem R$ 1,2 bi no primeiro semestre
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Por redação AIoT Brasil

No primeiro semestre de 2024, registram-se no Brasil mais de 1 milhão de tentativas de fraude em compras com cartão de crédito no comércio eletrônico, que somaram R$ 1,2 bilhão. A região Norte foi a mais afetada, com tíquete médio de pedidos fraudulentos de R$ 1.308, seguindo-se os estados do Nordeste (R$ 1.303), do Sudeste (R$ 1.129), do Centro-Oeste (R$ 1.402) e do Sul (R$ 1.319). Porém, em números absolutos, o Sudeste foi o alvo do maior número de golpes, com 42,8 milhões de pedidos fraudulentos.

Esses dados foram apurados na pesquisa Mapa da Fraude 2024, feito pela ClearSale, uma empresa de inteligência de dados e prevenção de golpes digitais, para avaliar o cenário brasileiro. De acordo com o levantamento, houve quase 68 milhões de pedidos nos seis primeiros meses deste ano, o que representa uma queda de 7,8% no número de tentativas de fraude, em relação ao mesmo período de 2023. O valor do tíquete médio dos pedidos fraudulentos também caiu para R$ 1.198, uma redução de 3,5% na comparação com o ano anterior.

São definidas como tentativas de fraude todas as transações classificadas como suspeitas ou confirmadas no e-commerce nacional. Por categoria, as mais atingidas foram aparelhos eletrônicos, com tíquete médio de R$ 2.633; ar-condicionado (R$ 7.409) e acessórios de moda (R$ 745).

Em relação a gênero, os homens sofreram um número maior de tentativas de fraude, enquanto o público feminino e as pessoas com outras definições de gênero ou não informado se equivaleram. Por faixa etária, o estudo revela que pessoas entre 28 e 43 anos sofreram mais de 212 mil tentativas de fraude, o que representa um valor total de R$ 273 mil, e logo depois está o público de 12 a 27 anos, com mais de 198 mil tentativas de golpe, no valor de R$ 207 mil.

Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, disse que o Mapa da Fraude pode ser uma ferramenta essencial para que as pessoas e as empresas entendam as tendências de golpes e enfrentem as ameaças: “Observamos uma redução no número de tentativas de fraude no primeiro semestre. Porém, o valor significativo das tentativas mostra que precisamos manter uma vigilância constante, especialmente nas regiões e nos segmentos mais vulneráveis”.

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#fraude#golpes digitais#Mapa da Fraude

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