Futurecom 2024 começa hoje em SP: o que esperar do evento
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/202426/01/2023
Por redação AIoT Brasil*
Para identificar os responsáveis pelos ataques terroristas do dia 8 de janeiro por parte de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro, contra o palácio do planalto e STF, entre outros prédios públicos, a Polícia Federal lança mão de tecnologias como inteligência artificial e drones.
Imagens inéditas capturadas por um drone do STF e divulgadas ontem pelo Supremo Tribunal Federal mostram o momento em que carros da tropa de choque da Polícia Militar chegam ao acesso à Praça dos Três Poderes, fazem uma barreira, com a ajuda de um ônibus e um veículo blindado da PM, mas simplesmente não tentam impedir a passagem dos vândalos.
Em um momento é possível ver um policial que chega em outra viatura e conversa com seus colegas. Após esse diálogo, a maioria dos policiais militares entra em suas viaturas e abandona o local, facilitando a ação dos golpistas.
Além de drones que capturaram imagens, outra ferramenta tecnológica utilizada é a inteligência artificial. Tendo como base os materiais colhidos pelos peritos do INC (Instituto Nacional de Criminalística) e do INI (Instituto Nacional de Identificação) investigadores utilizam programas de identificação e que utilizam IA para comparar pontos dos rostos dos vândalos com arquivos de imagens e de fotos, além de imagens de redes sociais capturadas e divulgadas pelos próprios golpistas.
*Com informações da Agência Brasil
#ataque#Bolsonaro#drone#golpistas#IA#INC#INI#STF#terrorismo
Congresso de inovação e tecnologia tem como tema central a conectividade e as novas relações entre pessoas e máquinas
08/10/2024Pesquisa do Gartner indica que a maioria dos recursos deverá ser aplicada em IA, IA generativa e segurança cibernética
01/10/2024Conferência de dois dias dedicada a desenvolvedores apresentará as novidades da empresa e poderá ser assistida online
25/09/2024