Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202526/01/2023
Por redação AIoT Brasil*
Para identificar os responsáveis pelos ataques terroristas do dia 8 de janeiro por parte de seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro, contra o palácio do planalto e STF, entre outros prédios públicos, a Polícia Federal lança mão de tecnologias como inteligência artificial e drones.
Imagens inéditas capturadas por um drone do STF e divulgadas ontem pelo Supremo Tribunal Federal mostram o momento em que carros da tropa de choque da Polícia Militar chegam ao acesso à Praça dos Três Poderes, fazem uma barreira, com a ajuda de um ônibus e um veículo blindado da PM, mas simplesmente não tentam impedir a passagem dos vândalos.
Em um momento é possível ver um policial que chega em outra viatura e conversa com seus colegas. Após esse diálogo, a maioria dos policiais militares entra em suas viaturas e abandona o local, facilitando a ação dos golpistas.
Além de drones que capturaram imagens, outra ferramenta tecnológica utilizada é a inteligência artificial. Tendo como base os materiais colhidos pelos peritos do INC (Instituto Nacional de Criminalística) e do INI (Instituto Nacional de Identificação) investigadores utilizam programas de identificação e que utilizam IA para comparar pontos dos rostos dos vândalos com arquivos de imagens e de fotos, além de imagens de redes sociais capturadas e divulgadas pelos próprios golpistas.
*Com informações da Agência Brasil
#ataque#Bolsonaro#drone#golpistas#IA#INC#INI#STF#terrorismo
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Projeto ficou a cargo da Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing em tecnologia com mais de 20 anos de experiência em transformação digital, inteligência artificial, data analytics, cloud e desenvolvimento de aplicações
30/06/2025Projeto Rio AI City prevê a construção de um campus de IA com capacidade inicial de 1,8 GW e expansão para 3 GW até 2032
30/05/2025