AiotAiot


Inteligência Artificial chega aos carros de polícia

O sistema de IA pode registrar toda a ação para investigações futuras por meio de câmeras na viatura e no colete dos policiais

27/09/2022

Inteligência Artificial chega aos carros de polícia
Tamanho fonte

Por Aroldo Carvalho*

Antigamente um policial precisava parar sua viatura e recorrer a um tipo de telefone público na rua para chamar a central em qualquer situação que fosse – uma verificação de pessoa suspeita, um chamado de reforços ou uma urgência. Com o passar do tempo, esses oficiais adotaram o uso dos rádios Motorola, e hoje as viaturas contam até mesmo com Inteligência Artificial (IA) para os mais variados propósitos, além de contarem com o sempre confiável sistema de rádio.

Levar a IA para a segurança pública de forma responsável é essencial para impulsionar a eficiência, segurança e transparência no policiamento. Desde uma tarefa simples, como iniciar a gravação de forma automática de uma pessoa detida no banco de trás de um veículo para garantir sua segurança e dos demais envolvidos, até se tornar um par de olhos a mais para os policiais, monitorando a rua ao redor da viatura.

Além de ajudar o policial, o sistema de IA pode registrar toda a ação para investigações futuras por meio de câmeras na viatura e no colete dos agentes em campo. Isso entrega ao centro de comando olhos e ouvidos onde quer que sua força esteja atuando, com perspectivas múltiplas e uso de nuvem para organizar, processar e catalogar imagens e vídeos com a segurança da imutabilidade dos registros.

No cotidiano, um policial pode estar em sua ronda, monitorando a rua, quando recebe um alerta de carro procurado por ter sido roubado ou participado de um crime. O agente não precisa mais identificar e verificar a placa, o sistema de IA na viatura detecta isso de forma instantânea, automática e gera o alerta. A partir da identificação, o centro de comando também é informado e pode enviar ajuda ao policial e sua câmera corporal é sincronizada. Em outros cenários, é possível localizar uma pessoa desaparecida ou mesmo o suspeito de um crime.

Tudo isso não está mais restrito a filmes de ficção cientifica ou câmeras fixas integradas ao centro de comando e controle, a tecnologia tornou isso real e disponível na própria viatura para ajudar as forças de segurança.

Além do monitoramento

Câmeras que gravam o banco de trás, a parte da frente da viatura, o próprio policial e corporais. Microfones de alta sensibilidade, acesso a banco de dados, reconhecimento de pessoas e placas de veículos. Tudo isso gera uma imensa quantidade de dados.

O monitoramento é apenas uma parte do sistema que emprega AI. É necessária toda uma integração e processamento inteligente dos dados coletados para que o sistema seja realmente efetivo.

Uma solução completa, além de monitorar e gerar alarmes, deve gravar essas informações de forma segura e em compliance com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este é um grande passo na automatização que transforma o desafio diário de policiamento, para garantir que todas as ações em viaturas sejam registradas com segurança, não sofram alterações e que as evidências em vídeo sejam automaticamente catalogadas e salvas no registro do incidente – acessadas somente por pessoas autorizadas quando houver necessidade jurídica.

Neste momento entra em cena o uso de serviços de nuvem certificados para armazenamento de evidências. A nuvem, que já é amplamente utilizada por empresas e até em uso doméstico como, por exemplo, em serviços de e-mail ou aplicativos de celular, é uma aliada à segurança pública, provendo acesso fácil, integrado e automatizado. Desta maneira, as agências de segurança não precisam mais se preocupar com TI e podem focar seus esforços em seu objetivo primordial – proteger a população.

Em caso de investigação ou mesmo revisão de uma ação policial para aprimorar procedimentos, uma gravação de vídeo pode ser facilmente localizada e ainda cruzada com outros tipos de informação como alertas emitidos, data, hora, entre outros. Isso por meio de arquivos auditáveis e que podem ser usados como evidência em um tribunal ou prestação de contas.

Na Motorola Solutions, temos um sistema completo para viaturas, o M500. É um salto inovador na consciência situacional em tempo real. Não é apenas uma observação de imagens, é uma análise completa, alertando o policial em tempo real sobre ameaças e objetivos. Aliado a câmera frontal, câmera de cabine e corporal, somado ao sistema de reconhecimento de placas e ao processador central, o M500 é a plataforma do futuro.

Se no passado uma viatura possuía apenas uma sirene, hoje ela se tornou uma verdadeira base móvel com olhos, ouvidos e, principalmente, um cérebro artificial. É a tecnologia servindo as pessoas nos momentos que realmente importam.

*Aroldo Carvalho é especialista em segurança por vídeo na Motorola Solutions

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas