AiotAiot


TCL mostra na CES inovações em TVs, IA e casas inteligentes

Gigante chinesa revelou a meta de se tornar a marca número 1 em eletrônicos de consumo e apresentou sua nova linha de produtos com IA avançada

09/01/2025

TCL mostra na CES inovações em TVs, IA e casas inteligentes
Tamanho fonte

*Foto: TCL X11K QD-Mini LED TV com tela extragrande/Divulgação TCL

Por redação AIoT Brasil

Em uma concorrida conferência de imprensa na CES 2025, o grande evento de tecnologia que se realiza em Las Vegas, Estados Unidos, a direção da TCL Electronics , segunda maior marca de TVs do mundo, apresentou seus novos produtos ao mercado global, com a incorporação de avanços surpreendentes e inovadores. Entre as novidades estão TVs QD-Mini LED, monitores profissionais, displays automotivos, smartphones, tablets, relógios e projetores inteligentes, os óculos de realidade aumentada RayNeo, incorporação de IA em novas categorias de produtos e um ecossistema para casas conectadas.

Tendo como anfitriã Charissa Thompson, comentarista da NFL, a coletiva foi aberta pelo chairman da empresa, Li Dongsheng, que afirmou: “A TCL se tornou um grupo tecnológico com influência global. Nosso objetivo principal é liderar o mercado global nos segmentos em que atuamos e oferecer uma ótima experiência ao consumidor”.

Em seguida, Mark Zhang, presidente da TCL North America, destacou a intenção da companhia de “ultrapassar limites” e crescer não apenas em tamanho, mas também em novas categorias. Zhang lembrou que a TCL bateu em 2024 o recorde de participação no mercado de TVs e analisou o que impulsiona atualmente os consumidores: “Pesquisas mostram que o principal motivador de compra de TV agora é o tamanho da tela. Isso ocorre porque o maior tamanho de tela cria uma experiência melhor e mais envolvente, e a melhor escolha é claramente o QD-Mini LED, que proporciona uma experiência visual incomparável”, afirmou.

Segundo Zhang, a TCL está à frente dessas tendências, liderando o impulso em direção a um tamanho de tela maior e melhor tecnologia QD-Mini LED: “Isso ocorre porque a TCL assumiu a posição única de investir pesadamente na produção de painéis LCD e no desenvolvimento de backlogs de Mini LED, tornando a empresa a única marca verdadeiramente vertical e integrada em relação a essa tecnologia. Esse é o verdadeiro panorama geral, e por isso estamos confiantes de que a TCL será líder em TVs extragrandes, em Mini LED e em todas essas novas categorias em crescimento que constroem o panorama geral à frente. Essa é uma fórmula vencedora que ajudará a TCL a se tornar a marca número 1 da América em eletrônicos de consumo”.

Também participou da conferência de imprensa da CES a vice-presidente da plataforma de TV do Google, Shalini Govil-Pai, que anunciou uma nova parceria com a TCL para entregar ainda neste ano a próxima geração do Google TV com os recursos da IA generativa Gemini. “A TCL é a maior fabricante de plataformas do Google OS do mundo, e estamos animados para lançar juntos essa emocionante inovação. Com o modelo Gemini e novos recursos de hardware, como o sensor de proximidade e os microfones de campo distante, seremos capazes de desbloquear novos casos de uso que evoluirão a maneira como as pessoas interagem com sua TV”, disse Shalini.

Em seguida, Chris Hamdorf e Scott Ramirez, respectivamente vice-presidente de vendas e vice-presidente de marketing e desenvolvimento de produtos da TCL North America, apresentaram algumas das novidades que estão sendo mostradas no estande da empresa no evento, entre as quais a TV flagship TCL X11K QD-Mini LED TV. O modelo oferece alta clareza e precisão visual, aprimorada pela tecnologia All-domain Halo Control da TCL, que proporciona uma experiência visual imersiva, aliada à solução de som personalizada Audio by Bang & Olufsens.

No estande da marca, está sendo exibida a maior QD-Mini LED TV do mundo, a TCL QM891G de 115 polegadas. Para os fãs de jogos, a empresa apresentou o R83 Professional Monitor Series, que oferece precisão de nível de pixel. Outro destaque no estande da TCL é a tecnologia NXTPAPER 4.0, uma evolução da tela de papel eletrônico colorida da marca que estreou no tablet TCL NXTPAPER 11 Plus, com planos de expansão para smartphones.

Também chamaram atenção os óculos inteligentes RayNeo X3 Pro de realidade aumentada com computação integrada, o que elimina a necessidade de dispositivos externos. Além disso, a TCL apresentou o projetor Playcube, que redefine a projeção portátil.

O público presente à CES pôde conhecer ainda o TCL Ai Me, apontado como o primeiro robô modular com IA do mundo, com uma base destacável em formato de cápsula espacial que combina o conceito de companheiro virtual com vida inteligente. O bot permite interações naturais e experiências personalizadas, adaptando-se às necessidades individuais do usuário.

Na área da conectividade, a novidade foi o roteador LINKHUB HH516 5G AI CPE, para uma experiência de rede inteligente com maior capacidade, menor latência e menor consumo de energia. A TCL também apresentou a fechadura inteligente D1 Series Smart Lock, que inclui a tecnologia de reconhecimento de veias da palma da mão por IA, e a D1 Ultra, que integra uma trava inteligente, câmera de segurança, campainha de vídeo e um display de 3,5 polegadas.

O estande da TCL foi completado com produtos como o ar-condicionado TCL FreshIN 3, a geladeira TCL Free Builte-In, a lava-e-seca P680 e a solução de gerenciamento de energia doméstica inteligente (HEMS), que integra painéis solares, armazenamento de energia e bombas de calor para o uso eficiente da energia.

TAGS

#casas inteligentes#CES 2025#eletrônicos de consumo#Google TV#IA avançada#IA generativa Gemini#óculos inteligentes#RayNeo X3 Pro#realidade aumentada#TCL

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas