AiotAiot


Startup brasileira de IA chama a atenção de gigantes da tecnologia

Com apenas um ano de mercado, CISP-1 já é parceira da Nvidia e da Oracle e foi destaque em eventos realizados pelas empresas em SP com soluções de inteligência artificial generativa

18/12/2023

Startup brasileira de IA chama a atenção de gigantes da tecnologia
Tamanho fonte
Imagem: ferramenta de tradução de voz com inteligência artificial da CISP-1

Por Daniel dos Santos

Startup com apenas um ano de idade, a CISP-1 é uma empresa que oferece soluções de inteligência artificial, cibersegurança, cloud e internet das coisas que já conta com mais de 50 clientes. E suas soluções de IA têm chamado a atenção de gigantes do mundo da tecnologia como Nvidia e Oracle, que abraçaram a CISP-1 em seus ecossistemas de inovação e convidaram a empresa para ser um dos destaques dos seus últimos eventos realizados em São Paulo, apresentando suas soluções de IA generativa.

Uma das ferramentas oferecidas pela CISP-1 utiliza câmera e microfone para gravar as pessoas e em poucos segundos traduzir a voz para outros idiomas, como inglês, alemão, chinês ou japonês, entre outros, com direito a substituir a boca original por uma boca virtual, para que não haja discrepância entre os movimentos dos lábios e o conteúdo pronunciado. Veja o exemplo no vídeo abaixo.

A ideia é permitir a comunicação fluida entre pessoas que falam idiomas completamente diferentes.“Somos uma empresa nova, mas com executivos que trabalham há mais de 20 anos no mercado de tecnologia”, explica Márcio Silva, Chief Revenue Officer da CISP-1. “Nossa startup atua como um provedor de soluções e serviços gerenciados que faz soluções sob medida para empresas”, ressalta.

A CISP-1 trabalha com o conceito da IA proprietária. “Acreditamos que cada empresa terá a sua própria fábrica de IA. Por quê? Porque elas não querem, em projetos estratégicos, compartilhar seus dados, as informações com terceiros, não querem usar uma ferramenta pública”, explica Silva.

A proposta da startup é ser uma boutique de desenvolvimento desse tipo de projeto, que usa domínios específicos, dados proprietários, projetos personalizados para as empresas. A meta com essa estratégia é garantir a segurança e a privacidade dos dados utilizados pelas empresas em suas soluções de IA (ao contrário do que aconteceu com algumas empresas, que viram informações sigilosas compartilhadas por seus funcionários no ChatGPT e depois disponibilizadas em outras buscas pela popular ferramenta da OpenAI).

Outra solução desenvolvida pela startup é uma ferramenta de busca para marketplaces online (grandes varejistas da internet) que permite fazer buscas apenas com o comando de voz (não é necessário digitar, como acontece atualmente nos sites).  Quer comprar um brinquedo para um menino de 5 anos, por exemplo? É só dizer isso que ela apresenta na tela do computador imagens e produtos adequados, inclusive com um sistema de recomendação de produtos.

Na área da saúde, a startup conta com uma ferramenta que funciona como se fosse “um enfermeiro virtual”, facilitando a triagem para que um médico real posso dar continuidade ao tratamento já tendo várias informações. Basta a pessoa falar o que está sentindo (ex: estou com dor de cabeça, tontura e febre). O sistema entende o que foi dito e faz outras perguntas relacionadas (você tem dor abdominal quando está em pé? A dor durou menos de dois dias? Etc). Com base nas informações recolhidas a IA ajuda o médico a ter um diagnóstico mais rápido.

TAGS

#CISP-1#IA#IA generativa#Nvidia#Oracle

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas