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21/11/202420/05/2021
Por redação AIoT Brasil
Com sede em Maringá e parte do Grupo DB1, que tem bases operacionais também na Argentina e nos Estados Unidos, a Tinbot Robótica acaba de anunciar a ampliação de seu portfólio, que passa a incluir o desenvolvimento de robôs humanoides interativos que podem ser integrados a sistemas de check-in. A solução é dirigida a empresas e o robô traz recursos que permitem, por exemplo, chamar o visitante pelo nome ou configurar a iluminação do ambiente.
O processo começa na porta de entrada da empresa, quando o robô Tinbot (batizado de Daisy), integrado ao sistema W3lcome, emite um QR code que é reconhecido na catraca sem intervenção de um recepcionista e coleta dados do visitante via tablet, entre os quais nome, informações profissionais, data de aniversário e cor favorita. Quando o acesso é liberado, o visitante recebe as boas-vindas de Daisy, que o chama pelo nome e muda a iluminação para a cor escolhida.
O Tinbot também interage com os funcionários da empresa, chamando-os pelo nome, fazendo brincadeiras e dando os parabéns no aniversário. Além disso, por meio do AD (Active Directory, da Microsoft), o robô obtém informações dos funcionários e libera o acesso ao portal da empresa na internet, sem necessidade de criar uma conta. O software é integrado ao sistema de som da empresa com sintetização de voz robótica e permite o envio de mensagens pelo sistema web com a voz da Daisy.
O primeiro Tinbot com inteligência artificial, cognição e internet das coisas foi desenvolvido há quatro anos e, em 2021, a empresa está lançando o Tinbot X, um robô de entrada que serve como opção para empresas que querem introduzir a tecnologia em seu negócio, e o u-Robot, que oferece um nível superior de customização. De acordo com a Tinbot, o objetivo das inovações é proporcionar um visual futurista à experiência, incluindo controle de LEDs RGB coloridos conectados por Wi-Fi (IoT), controle manual dos LEDs no sistema web e o Daisy Eye, um “olho” que mostra expressões e entende comandos de voz, respondidos por Daisy.
O robô nasceu a partir de um software criado por Marco Diniz Garcia Gomes, funcionário da startup, e o projeto se iniciou em junho 2016, acelerado por meio de uma parceria com a área de inovação da DB1. Esse grupo foi reconhecido pelo jornal britânico Financial Times como uma das 500 empresas que mais crescem nas Américas.
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