Ericsson integra dispositivos de IoT a robôs inteligentes
Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/202410/01/2023
Por redação AIoT Brasil
Entre as várias novidades que mostrou na edição de 2023 do Consumer Electronics Show (CES), encerrado neste domingo (8) em Las Vegas, a multinacional de computação Nvidia anunciou uma nova versão do simulador avançado Isaac Sim.
A ferramenta, agora, incorpora recursos de IA e acesso à nuvem para permitir que empresas de diferentes setores utilizem a plataforma de robótica para automatizar operações como logística e manufatura.
De acordo com a empresa, a demanda por robôs inteligentes vem crescendo à medida que mais setores adotam a automação para enfrentar os desafios da cadeia de suprimentos e a escassez de mão de obra.
A expectativa é de que o número de robôs industriais e comerciais crescerá mais de seis vezes até 2030, quando chegará a 20 milhões de unidades.
Desenvolvido com base na plataforma Nvidia Omniverse, que cria e opera aplicações em metaverso, o Isaac Sim é uma ferramenta de simulação que permite testar robôs virtuais em ambientes realistas, em diferentes condições operacionais. Com os novos recursos, o simulador pode renderizar dados mais precisos em tempo real.
Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para América Latina, disse que a evolução tecnológica dos últimos anos acelerou o desenvolvimento da robótica e a aplicação da tecnologia nas empresas: “Apesar desse crescimento, ainda se trata uma tarefa extremamente complexa e dispendiosa, e é aí que entra nossa plataforma Isaac, que facilita o enfrentamento desses desafios e ajuda a simplificar processos e a reduzir custos”.
Segunda a Nvidia, a criação de ambientes de simulação fisicamente precisos requer inúmeros elementos artísticos em 3D que, muitas vezes, são criados para visualização, e não para uma simulação ideal: “Com o Isaac Sim, tudo – de peças de armazém a robôs populares – vem pronto para funcionar, então desenvolvedores e usuários podem começar a construir rapidamente”.
Em comunicado, a empresa disse que os novos recursos para pesquisadores de robótica incluem avanços significativos no Isaac Gym, para aprendizagem por reforço, e no Isaac Cortex, para programação colaborativa de robôs. “Além disso, uma nova ferramenta, a Isaac Orbit, oferece ambientes operacionais de simulação e benchmark para aprendizagem de robôs e planejamento de movimentos. Para a vasta comunidade de desenvolvedores de ROS, o Isaac Sim atualiza o suporte ao ROS 2 Humble e ao Windows. Agora, todo o software Isaac ROS pode ser usado na simulação”, afirmou a Nvidia.
A Nvidia liberou um link para que os interessados possam fazer o download do Isaac Sim e obter mais detalhes técnicos a respeito dos novos recursos da plataforma. Também é possível assistir (no vídeo abaixo) à apresentação virtual da empresa no CES 2023, que mostra novos produtos, parcerias e ofertas em máquinas autônomas, robótica, design e simulação.
#automação#ces#Isaac Sim#Nvidia#robôs inteligentes#robôs virtuais#robótica#simulador
Nova solução se destina à automação industrial e opera com infraestrutura de computação em borda e nuvem
04/11/2024Empresa californiana disse que foram incorporados avanços significativos em IA, visão computacional e sensores
30/08/2024Feito inédito foi registrado nos Estados Unidos em um procedimento que utilizou IA, imagens em 3D e um braço robótico
12/08/2024