AiotAiot


Setor industrial já investiu US$ 70 bilhões em IoT

Estudos também indicam que o número de dispositivos inteligentes no setor industrial chegará a 31 bilhões neste ano e a 75 bilhões até 2025

20/11/2020

Setor industrial já investiu US$ 70 bilhões em IoT
Tamanho fonte
*Foto: Exemplo de visualização de um gráfico produzido pela Azure Digital Twins/Reprodução Microsoft

Por redação AIoT Brasil

Uma série de pesquisas reunidas pela revista norte-americana Analytics Insight revela que até agora a indústria global já investiu 70 bilhões de dólares em soluções de internet das coisas, e vários fabricantes estão utilizando dispositivos de IoT em atividades estratégicas, como desenvolvimento de produtos, manutenção preditiva e análise de dados avançada. Calcula-se que neste ano estejam ativos 31 bilhões de dispositivos inteligentes, com projeção de chegar a 75 bilhões até 2025, dos quais 22 bilhões relacionados à IoT, com múltiplas aplicações industriais.

No caso da manutenção preditiva, por exemplo, são utilizados equipamentos baseados em IoT com sensores distintos para monitorar dados de temperatura, vibração, tensão e fluxo que identificam as condições das instalações e podem emitir alertas e ativar os processos de reparo antes que os problemas aconteçam. Assim a manutenção industrial se torna automatizada, com significativa redução de custos, prolongamento da vida útil dos equipamentos e diminuição do número de acidentes de trabalho.

No desenvolvimento de produtos, as indústrias usam recursos como a tecnologia Digital Twins, um conceito que surgiu na Nasa e cria uma réplica digital do produto, o que pode eliminar falhas e inadequações na versão final. Dados capturados na réplica digital orientam os desenvolvedores a examinar a eficiência e a precisão do projeto, economizando o tempo e o dinheiro que seriam gastos em testes. Um dos fornecedores dessa tecnologia é a Microsoft, que desenvolveu o Azure Digital Twins, uma plataforma que consegue modelar ambientes digitais completos.

Combinada com a análise de big data, a IoT também é utilizada para melhorar a segurança geral dos trabalhadores de uma fábrica, por meio da verificação de indicadores-chave de desempenho, meio ambiente, saúde, taxas de doença, acidentes, ausências e ocorrências de danos materiais durante as operações. Controles semelhantes podem ser feitos por dispositivos de IoT que monitoram as cadeias logísticas e de abastecimento, com rastreio de estoques e movimentações em tempo real.

Com essas e outras aplicações, a IIoT, ou Industrial Internet of Things, representa uma inovação revolucionária no setor produtivo, proporcionando mais eficiência nos processos e redução de custos, além de um entendimento mais aprofundado dos padrões operacionais. Hoje, os dispositivos de IoT são capazes, simplesmente, de conectar todas as informações de cada um dos processos que ocorrem em uma fábrica, provenientes de máquinas, pessoas, sistemas e produtos – o que justifica todo o investimento que vem sendo feito pelo setor.

TAGS

#analise de dados#azure digital twins#digital twins#dispositivos inteligentes na industria#IIoT#Industrial Internet of Things#internet das coisas#IoT#manutenção preditiva#NASA

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas