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Seguradora Assurant investe em IA e machine learning

Mais de 50% dos processos de atendimento para os bens segurados, como refrigeradores, TVs, smartphones e computadores já têm aprovação automático

22/06/2023

Seguradora Assurant investe em IA e machine learning
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Por redação AIoT Brasil

A Assurant, empresa da área de produtos e serviços empresariais que “apoia e protege a vida conectada das pessoas”, adotou inteligência artificial  e machine learning para melhorar o atendimento dos seus segurados.

“O modelo tradicional de seguros que conhecemos atualmente possui protocolos, avaliações e burocracias que são muitas vezes obstáculos para atender com agilidade. Com a tecnologia, ao digitalizar processos, é possível revolucionar a forma com que se faz seguro no Brasil, e é nisso que temos investido constantemente”, afirma José Augusto Codesso (à esquerda), diretor de operações da Assurant.

De acordo com o executivo, a empresa já havia implantado IA por meio de um modelo de auto aprovação aplicando método descritivo que trabalhava com regras conhecidas e estudando bases de dados históricos.

“Como nosso objetivo é sempre buscar inovação e maior eficiência, o time de operações e TI trabalhou em conjunto buscando tecnologias para aumentar a eficiência do processo de auto aprovação. Por meio da utilização de um machine learning nasceu o ‘Auto Approved’ 2.0 que mudou a dinâmica, passando a decisão para um modelo preditivo, que analisa a propensão do sinistro estar correto. O modelo aprende com ele mesmo, melhorando cada vez mais e obtendo mais efetividade na operação”, explica o executivo.

Com a implantação do Auto Approved 2.0 o modelo passa a combinar variáveis para tomada de decisão e os analistas são direcionados para situações mais críticas, com isso o tempo de regulação dos casos ocorridos é otimizado, podendo ser imediato. Atualmente, todas as ocorrências já passam pelo machine learning. Com isso, mais de 50% dos processos de atendimento para os bens segurados como refrigeradores, TVs, celulares, computadores já têm aprovação automática.

Os investimentos em canais digitais também imprimem mais agilidade no atendimento ao cliente. Mais de 80% das chamadas por WhatsApp e Telefone têm retorno em até 20 segundos. O canal WhatsApp da Assurant, desde o seu lançamento há um ano, passou a representar cerca de 40% de share em relação a todos os outros canais da companhia.

A empresa também implantou a análise virtual de produtos para algumas linhas como fogão, geladeira, entre outras, o que otimiza ainda mais o tempo para atender, sem necessidades de envio de produtos pelo cliente ou visita técnica. 92% dos segurados que utilizaram a análise virtual consideram que o serviço é a melhor forma para avaliar o seu bem segurado.

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TAGS

#Assurant#atendimento ao cliente#Auto Approved#inteligencia artificial IA#Machine Learning

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