AiotAiot


Santo André aplica IoT no combate a enchentes

Prefeitura está instalando mais de 500 bueiros “inteligentes” com sensores que emitem alarmes em caso de entupimento

20/06/2023

Santo André aplica IoT no combate a enchentes
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Com a ajuda da tecnologia de internet das coisas, Santo André, na Região Metropolitana de São Paulo, está se transformando em uma smart city. A população conta, por exemplo, com uma infraestrutura própria de fibra óptica que cobre 95% da área urbana, por meio do programa ConectCidade, que, além de IoT, também aplica big data e inteligência de dados. Neste ano, a novidade é uma rede de bocas de lobo inteligentes que ajuda a combater enchentes e alagamentos.

Parte do programa Operação Chuvas de Verão, o sistema integra um pacote de ações de inteligência e monitoramento e se baseia em um equipamento desenvolvido por profissionais da própria prefeitura, em parceria com a empresa Indflow, especializada em soluções de medição de vazão e nível para líquidos e gases. Quando o cesto de coleta do bueiro fica cheio, um sensor emite um alerta para uma central de controle para que seja feita a manutenção preventiva.

A primeira boca de lobo inteligente foi instalada na rua Jericó, no bairro de Vila Vitória, e na sequência outras 560 estão sendo postas em operação, principalmente em pontos sujeitos a enchentes. O investimento na instalação dos bueiros é de R$ 840 mil, com recursos oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O prefeito do município, o economista Paulo Serra (PSDB), explicou: “Estamos investindo em inovação e tecnologia para tornar Santo André uma cidade cada vez mais preparada para enfrentar os efeitos das chuvas de verão, minimizando assim os riscos de enchentes e alagamentos”.

De acordo com a prefeitura, essas ações de inteligência e prevenção incluem ainda a instalação de centrais meteorológicas, câmeras de monitoramento (parte delas com foco em drenagem) e fluviômetros e a implantação de um sistema integrado de gestão.

Em 2021, Santo André havia ficado em sétimo lugar no ranking nacional “Cidades Amigas da Internet”, um levantamento feito pela consultoria em telecomunicações Teleco em parceria com a Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) e a Conexis Brasil Digital. Em 2019, o município estava na 98ª colocação, subindo para a 16ª em 2020 e, no ano seguinte, para o “top 10”, em um rápido avanço nesse indicador de inovação.

TAGS

#alagamentos#big data#bueiros inteligentes#cidade inteligente#enchentes#entupimento#inteligência de dados#internet das coisas

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas