AiotAiot


Prefeitura de São Paulo e Bob Burnquist anunciam MetaversoSP

Ambiente virtual busca transformar a maneira como os serviços públicos são acessados, com uso de avatares e inteligência artificial

30/04/2024

Prefeitura de São Paulo e Bob Burnquist anunciam MetaversoSP
Tamanho fonte
Imagem: o skatista Bob Burnquist apresenta o MetaversoSP

Por Daniel dos Santos

Com a presença do prefeito Ricardo Nunes e da lenda do skate Bob Burnquist, a prefeitura de São Paulo apresentou hoje o MetaversoSP, iniciativa da atual gestão que tem como objetivo oferecer novos modos de o cidadão ter acesso a serviços públicos.  Segundo os criadores, este ambiente virtual pretende unir educação, cultura, saúde, esportes, turismo e outras áreas de uma forma “lúdica e inovadora’.

A plataforma, que deve estar disponível no segundo semestre deste ano, utiliza avatares personalizados, NPCs (personagem não jogável, da sigla em inglês) e inteligência artificial para criar uma experiência em um mundo virtual (que lembra games como Roblox e Second Life) no qual é possível acessar serviços de uma versão digital da cidade.

“Unimos as necessidades, as informações que a Prefeitura de São Paulo tem e alimentamos o avatar para que haja uma interação, tanto escrevendo quanto falando, com o computador e o visitante, para que ele tenha suas respostas”, explica Burnquist, que é sócio e co-fundador do evento NFT.Brasil, projeto que tem dado suporte à prefeitura para a criação do MetaversoSP.  “A cidade de São Paulo precisa estar ao lado do cidadão em todos os meios, dos mais tradicionais aos mais modernos”, avalia o secretário municipal de inovação e tecnologia, Bruno Lima.

 O projeto pretende tirar proveito da gameficação para a criação de jogos e atividades que não apenas engajem, mas também recompensem os usuários, aumentando assim o envolvimento dentro deste universo digital.

No evento de hoje para a imprensa também foi anunciado o NFT.Brasil 2024, encontro de cultura Web3 que reuniu em  2023 cerca de 20 mil pessoas no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com palestras, debates e experiências imersivas.

A 2ª edição acontecerá em agosto de 2024, com convidados de diversas áreas de atuação social, governamental, mercados da arte, tecnologia e entretenimento. A ideia é apresentar diferentes perspectivas e experiências nacionais e internacionais do uso das tecnologias e ferramentas relacionadas a blockchain, inteligência artificial, metaverso e outras.

O NFT Brasil 2024 também promoverá a 2º Exposição Internacional de Crypto Art e uma série de experiências interativas e imersivas, onde serão apresentadas diversas obras de arte e atividades, com ações presenciais e online.

TAGS

#AI#Bob Burnquist#IA#inteligência artificial#metaverso#MetaversoSP#NFT#NFT Brasil#prefeitura#São Paulo

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas