AiotAiot


Samsung adiciona IA generativa ao assistente de voz Bixby

Ferramenta ganhará recursos avançados para o controle dos eletrodomésticos e de outros sistemas em casas inteligentes

13/09/2023

Samsung adiciona IA generativa ao assistente de voz Bixby
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Marca fortíssima em celulares, tablets e eletroeletrônicos, a Samsung não obteve muito sucesso com o seu assistente virtual Bixby. Enquanto Alexa, Siri e Google Assistant se tornaram nomes conhecidos mundialmente e de uso comum, o serviço da fabricante sul-coreana ficou em desvantagem na disputa com outros assistentes de voz com IA, e o mesmo pode ser dito do Tizen, o sistema operacional da Samsung que roda, principalmente, em TVs inteligentes.

Mas a Samsung promete que isso vai mudar em breve. Durante a IFA 2023, a grande feira mundial de eletrônicos de consumo, realizada em Berlim de 6 a 10 de setembro, a empresa anunciou a decisão de adicionar recursos avançados de IA generativa ao Bixby e ao Tizen, que serão incorporados em todos os seus eletrodomésticos a partir de 2024.

“Todos os eletrodomésticos inteligentes da Samsung Electronics contarão com recursos de inteligência artificial, incluindo purificadores de água equipados com funções essenciais de IA. Nosso objetivo é transcender a mera conectividade e capacitar os eletrodomésticos inteligentes a fornecer soluções personalizadas, reconhecendo o estilo de vida dos clientes e aprendendo seus padrões”, afirmou Miyoung Yoo, vice-presidente da divisão de eletrodomésticos da Samsung Electronics.

De acordo com a empresa, diferentemente dos dispositivos Bixby da geração atual, o assistente aprimorado conseguirá entender frases complexas, com mais de um significado, para dar respostas precisas. Inicialmente, o Bixby atualizado deverá equipar os smartphones e tablets da Samsung e, depois, chegará aos eletrodomésticos.

Miyoung Yoo previu que os eletrodomésticos inteligentes evoluirão além das funções básicas e oferecerão serviços personalizados com base no comportamento e nas preferências do usuário. Contudo, o executivo fez uma ressalva: “Embora a IA generativa muitas vezes traga à mente serviços como o ChatGPT, não pretendemos obter um desempenho tão pesado. Porém, mesmo que os usuários não emitam comandos específicos, o Bixby compreenderá o contexto da conversa, para facilitar interações mais naturais”.

Em relação ao Tizen, a Samsung anunciou o lançamento de uma versão mais leve, a RT, desenvolvida especificamente para eletrodomésticos inteligentes. O sistema operacional já possui uma base consistente de usuários, com mais de 15 milhões de dispositivos em operação, e a projeção é que esse número chegue a 20 milhões até o final deste ano. A intenção é que, com o novo Bixby integrado ao Tizen RT, as casas inteligentes possam ser transformadas em centros de inteligência e conveniência, em que os aparelhos atendam as necessidades do usuário.

TAGS

#assistente de voz#Bixby#casas inteligentes#conectividade#eletrodomésticos#eletrodomésticos inteligentes#IA generativa#IFA 2023#inteligência artificial#samsung

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas