AiotAiot


Saiba como funciona a tecnologia de pagamento Tap to Phone

Recurso transforma dispositivos Android em um leitor de pagamento para facilitar experiências de compras em lojas físicas

28/04/2023

Saiba como funciona a tecnologia de pagamento Tap to Phone
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Segundo um levantamento do setor de meios eletrônicos de pagamento, realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs)  os brasileiros fazem, em média, 107 milhões de pagamentos com cartões diariamente. E as transações por aproximação têm ganhado cada vez mais a preferência dos consumidores, sendo realizadas em mais de 40% das compras presenciais.

Esta adesão aos novos métodos de pagamento também está atrelada a transformações no comportamento dos clientes. De acordo com o relatório Tendências do Varejo 2023, os canais digitais estão ganhando força e 45% dos consumidores apontam que não enfrentar filas é o que os motiva a realizar compras online. Por outro lado, 71% dos brasileiros optam por ir a lojas físicas pelo fato de poderem ver, tocar e experimentar os produtos.

Aos varejistas que possuem estabelecimentos comerciais, a tecnologia tem ajudado a oferecer o melhor dos dois mundos para garantir a satisfação dos clientes e otimizar as vendas. A Geopagos, infraestrutura de aceitação de pagamentos com a proposta omnichannel, explica como o Tap to Phone vem revolucionando o mercado financeiro no Brasil.

“Esta é uma solução contactless que faz com que um celular Android se torne uma maquininha de cartão e o consumidor não precise ir ao caixa para realizar um pagamento, bem como o vendedor não precisa se conectar com um dispositivo externo para capturar a senha do cartão. Assim, ao mesmo tempo que players do setor de pagamentos podem diminuir seus custos com logística, manutenção de leitores e aquisição de clientes, os lojistas também conseguem oferecer uma experiência de compra mais rápida, dinâmica e sem fricção”, afirma Anderson Vera Fernandes, Country Manager da Geopagos no Brasil.

Na prática, este tipo de recurso pode ser aplicado em três passos. O vendedor insere o valor a ser cobrado ou adiciona um produto registrado no catálogo ao aplicativo da solução, em seguida solicita ao consumidor para aproximar o cartão na parte de trás do celular e então o pagamento é processado.

“Sabemos que uma das principais preocupações, principalmente entre os consumidores, é como este tipo de tecnologia não irá comprometer seus dados no momento de passar a sua compra no celular do lojista. Por isso, a segurança tem se tornado uma prioridade entre as empresas que oferecem este método de pagamento”, ressalta Fernandes.

Ainda de acordo com as tendências para o setor de varejo no Brasil, cerca de 70% dos consumidores defendem que fazer compras online não substitui a experiência em lojas físicas. Além disso, 25% dos clientes gostam do contato humano. Para se manter entre as escolhas dos consumidores e se destacar da concorrência, os varejistas buscarão continuar investindo em variedade de meios de pagamento e melhorias no atendimento.

TAGS

#contactless#Geopagos#meios eletrônicos de pagamento#omnichannel#Tap to Phone

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas