AiotAiot


Saiba como a IA pode ajudar a organizar sua vida financeira

Organizar as finanças pessoais é sempre um desafio, já que o modo como usamos nosso dinheiro é dinâmico; veja como a inteligência artificial pode ajudar nessa tarefa

11/01/2024

Saiba como a IA pode ajudar a organizar sua vida financeira
Tamanho fonte

Por Thiago Candido*

Organizar as finanças pessoais é sempre um desafio, seja para os  iniciantes no tema ou para os veteranos. O modo como usamos nosso dinheiro é dinâmico, por mais que possa existir uma rotina. Por isso, todo mundo deveria rever a própria vida financeira de tempos em tempos, para ter certeza de estar tomando as melhores decisões possíveis.

A boa notícia é que a inteligência artificial chegou com tudo e pode ajudar bastante nessa tarefa. Diversas ferramentas a partir da IA podem ser usadas para pensar em organização, reservas, investimentos e outras questões relacionadas ao universo financeiro. É claro que isso não significa que toda a gestão das finanças vai ficar com a IA, porque quem precisa estar no controle das decisões é você. Mas ela consegue ajudar muito nessas escolhas.

Para começar, as IAs generativas de texto, como o ChatGPT e o Bard, são ideais para entender os conceitos do mundo financeiro e receber orientações. É uma maneira eficaz de esclarecer dúvidas de forma natural, como perguntaríamos a um amigo ou conhecido sobre algum assunto que queremos saber mais. Isso é especialmente útil quando se trata de investimentos, uma área famosa pela “sopa de letrinhas” que dão nome a todas as opções e modalidades.

Também é possível usar essas ferramentas para aprender a gerar um planejamento financeiro. Ao utilizá-las de forma instrutiva, não estamos delegando à IA a responsabilidade, mas sim obtendo informações para tomar decisões mais bem fundamentadas, de maneira prática e rápida.

Veja um exemplo:

Vale mencionar que, apesar das IAs generativas de texto terem as mesmas características e funções, elas aprendem com bases de dados diferentes. Então você pode fazer o mesmo pedido para duas ou mais e ver o que mais faz sentido para o seu caso. Para uso empresarial, com informações sensíveis, é possível também trabalhar com ferramentas open-source, onde temos todo o controle dos dados e do processamento realizado.

Análises e insights

As IAs podem analisar dados financeiros ou informações a respeito de determinadas ações (como investimentos) e gerar insights que você talvez não tenha considerado.

No Bard, por exemplo, por conta da leitura de imagens, você pode simplesmente mostrar um print de documentação ou do histórico de um fundo de investimento e pedir para que ele explique como funciona e quais insights podem ser tirados daí.

Existem também ferramentas que fazem essa análise ao serem conectadas com planilhas, como Excel. Assim, é só ter seus dados lá e você pode contar com a inteligência artificial para resumir as informações e sugerir o que você pode fazer a partir delas.

Algumas das principais ferramentas com esses recursos incluem:

ChatGPT 4
Google Duet
Office Copilot

Caso você não tenha acesso a elas, há também vários plugins gratuitos que incorporam capacidades de IA generativa às planilhas, tais como:

É possível que, no futuro, as IAs ofereçam ainda mais funcionalidades para organizar finanças e planejar melhor sua vida financeira. Mas, como está atualmente, ela já ajuda bastante.

Acredito que o mais importante, em particular para quem está começando a entender essas questões, é a obtenção da informação. Fazer perguntas sem medo de serem consideradas bobas é essencial. A partir disso, as respostas dadas pela IA devem ser observadas (e sempre verificadas!) para a criação de um orçamento pessoal.

Assim, 2024 pode começar do jeito certo para a sua saúde financeira.

*Thiago Candido é Professor na Master in Business & Technology (MBT) – Data Science e IA da Faculdade Sirius

TAGS

#Bard#ChatGPT#IAs generativas#inteligência artificial#open source#vida financeira

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas