AiotAiot


Robô combate o preconceito

ConverGente, bot conversacional voltado às práticas positivas de inclusão, foi criado pela Take Blip em parceria com a Meta

11/10/2022

Robô combate o preconceito
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O Brasil possui 17,3 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda assim, muita desinformação e preconceito se fazem presentes país afora.

Nesse contexto, a Take Blip, empresa de business messaging que oferece soluções de comunicação entre marcas e consumidores em aplicativos conversacionais, em parceria com a Meta – proprietária do Facebook, Instagram e WhatsApp -, acaba de lançar um bot conversacional no WhatsApp voltado às práticas positivas de inclusão, o ConverGente.

Apesar de incorretos e preconceituosos, termos como ”João sem braço”, “Não tenho braço para isso’’, “Fingir demência’’, “Que mancada’’, “Estar mal das pernas’’ e tantos outros, ainda são comumente utilizados. Estas são expressões capacitistas, ou seja, que usam algum diagnóstico ou característica de uma pessoa com deficiência de forma pejorativa. O ConverGente foi criado a fim de estimular empresas e pessoas a removerem discursos capacitistas de suas culturas organizacionais.

O bot conta com cerca de 30 termos capacitistas relacionados à deficiência auditiva, visual, motora e neuro diversas. O objetivo é promover acessibilidade por meio da tecnologia, explicando o significado negativo destes termos e apresentando opções anti-capacitistas que devem passar a ser utilizadas.

A solução foi lançada esta semana durante a segunda edição da Feira de Acessibilidade, evento em que a Meta reuniu mais de 80 profissionais de grandes empresas do país para debater a tecnologia a favor da acessibilidade, e a partir de agora o canal está disponível para uso de toda a sociedade.

Para acessar o ConverGente, basta clicar neste link ou enviar uma mensagem para o número +55 31 99830-2751 e iniciar a conversa.

TAGS

#acessibilidade#business messaging#capacitistas#deficiência#Meta

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas