Fórum de Lisboa destaca a urgência da regulamentação da IA
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/202528/09/2022
Por redação AIoT Brasil
Um levantamento feito pela Totvs em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas indicou que apenas 5% das empresas brasileiras acreditam que estejam fazendo bom uso da inteligência de dados em seus negócios. A pesquisa Tendências em Tecnologia ouviu 414 executivos que participaram do evento Universo Totvs 2022, em junho, e 52% dos entrevistados disseram que as empresas estão longe de adotar soluções baseadas nessa tecnologia.
De acordo com Diana Rodrigues, diretora de marketing da Totvs, quando se trata de gestão de dados dos consumidores para a busca de uma audiência mais qualificada, o estudo mostrou que 43% das empresas ainda não conseguem capturar padrões e hábitos de consumo por meio dos canais de comunicação e de vendas online. “Vivemos em um mundo hiperconectado em que todas as companhias já entenderam a importância dos canais digitais para se relacionar com públicos de interesse e manter a competitividade dos negócios. O que observamos com a pesquisa é que existe uma baixíssima adoção da estratégia data driven, e isso significa que muitas empresas estão perdendo oportunidades de negócio por não usar dados de maneira inteligente”, disse.
Entre outras tendências reveladas pelo levantamento, destaca-se a constatação de que 85% das empresas ampliaram os investimentos em TI durante a pandemia e 76% dos entrevistados consideram a tecnologia como um fator estratégico para as organizações. Os executivos do setor também disseram que estão atentos à evolução da Lei Geral de Proteção de Dados e ao desenvolvimento de soluções em nuvem, enquanto 40% consideram que os ataques cibernéticos às áreas de TI representam um grande desafio a ser superado.
Os efeitos da pandemia de covid-19 também foram abordados na pesquisa da Totvs e, segundo Diana Rodrigues, ficou claro que o período representou um divisor de águas capaz de mudar atitudes: “Ouvimos centenas de executivos de empresas de diversos setores que sinalizam que o futuro exigirá que as empresas de fato ressignifiquem o papel da tecnologia para os negócios, tornando-se cada vez mais um pilar estratégico para os negócios”, disse a executiva.
Para baixar a pesquisa completa, basta acessar o canal de conteúdo da Totvs e preencher um cadastro.
#data driven#inteligência de dados#pesquisa
Evento que se encerra hoje na capital portuguesa enfatizou os desafios e os riscos à democracia envolvidos no uso da tecnologia
04/07/2025Projeto ficou a cargo da Leega, empresa brasileira de consultoria e outsourcing em tecnologia com mais de 20 anos de experiência em transformação digital, inteligência artificial, data analytics, cloud e desenvolvimento de aplicações
30/06/2025Projeto Rio AI City prevê a construção de um campus de IA com capacidade inicial de 1,8 GW e expansão para 3 GW até 2032
30/05/2025