AiotAiot


OpenAI refuta acusações feitas em ação movida por Musk

Sam Altman e outros fundadores da empresa que criou o ChatGPT afirmam que vão agir “para rejeitar todas as reivindicações de Elon”

20/03/2024

OpenAI refuta acusações feitas em ação movida por Musk
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

O CEO Sam Altman e os demais dirigentes da OpenAI responderam publicamente às acusações feitas por Elon Musk em um processo aberto no dia 1º de março por uma suposta violação do acordo de abertura da empresa, que previa a atuação sem fins lucrativos. A resposta surgiu em um comunicado publicado no blog da OpenAI, assinado por Altman e pelos outros cofundadores Greg Brockman, Ilya Sutskever, John Schulman e Wojciech Zaremba, que afirmaram: “Estamos compartilhando o que aprendemos a respeito de como cumprir nossa missão e de alguns fatos sobre nosso relacionamento com Elon. Pretendemos agir para rejeitar todas as reivindicações de Elon”.

As alegações de Musk, que também participou da criação da OpenAI, foram classificadas como “premissas factuais complicadas, muitas vezes incoerentes” e, como prova, os autores do comunicado disseram que o acordo citado pelo dono do X, da SpaceX, da Tesla e de outras empresas é uma mera peça de ficção sobre um fato que nunca existiu.

“Enquanto discutíamos uma estrutura com fins lucrativos para promover a missão, Elon queria que nos fundíssemos com a Tesla ou queria controle total. Elon deixou a OpenAI, dizendo que precisava haver um concorrente relevante para o Google/DeepMind e que ele mesmo faria isso. Ele disse que nos apoiaria para encontrar nosso próprio caminho”, afirmou o comunicado. “No final de 2017, nós e Elon decidimos que o próximo passo da missão seria criar uma entidade com fins lucrativos”, acrescentou.

Altman e os demais signatários também acusaram Musk de tentar obter o domínio da organização: “Elon queria participação majoritária, controle inicial do conselho e ser CEO. No meio dessas discussões, ele reteve o financiamento. Reid Hoffman preencheu a lacuna para cobrir salários e operações. Não pudemos concordar com os termos de uma empresa com fins lucrativos com Elon porque sentimos que era contra nossa missão qualquer indivíduo ter controle absoluto sobre a OpenAI”.

Como não houve consenso, Musk deixou a OpenAI, que posteriormente desenvolveu o ChatHGPT, hoje quase sinônimo de inteligência artificial generativa, e criou sua própria IA, a xAI, que alimenta o chatbot Grok, cujo código foi aberto no dia 17 de março. Para refutar as acusações e Musk, a Open AI divulgou uma longa série de e-mails que teriam sido trocados entre eles e mostrariam com clareza a decisão de fazer a transição para um modelo de empresa com fins lucrativos. A iniciativa de Musk foi descrita como “egoísta”, em vez do altruísmo que ele tenta demonstrar publicamente.

“Estamos tristes por ter chegado a esse ponto com alguém que admiramos profundamente e nos inspirou a sonhar mais alto, e depois nos disse que iríamos falhar, abriu uma empresa concorrente e nos processou quando começamos a fazer sem ele progressos significativos em direção à missão da OpenAI”, completaram o atual CEO Sam Altman e seus parceiros.

TAGS

#ChatGPT#Musk#open AI

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas