AiotAiot


Nvidia cria “gêmeo digital” do clima da Terra

As APIs de nuvem Earth-2 têm como objetivo ajudar as cidades a se prepararem melhor para condições climáticas extremas, como secas, furacões e inundações

22/03/2024

Nvidia cria “gêmeo digital” do clima da Terra
Tamanho fonte
*Imagem: Divulgação Nvidia

Por redação AIoT Brasil

A fornecedora de infraestrutura de computação Nvidia anunciou nesta semana o lançamento da plataforma de nuvem Earth-2, que funciona como um “gêmeo digital” do clima da Terra, a fim de ajudar a reduzir as condições extremas provocadas pelo aquecimento global, responsáveis por perdas econômicas avaliadas em US$ 140 bilhões.

Segundo a empresa, o sistema utiliza o novo modelo de IA generativa CorrDiff e uma modelagem de difusão que gera imagens com resolução 12,5 vezes maior do que os modelos numéricos atuais e são mil vezes mais rápidos e 3 mil vezes mais eficientes em consumo de energia.

As interfaces de programação de aplicações (APIs) de nuvem da Earth-2, de acordo com a Nvidia, “permitem que praticamente qualquer usuário crie emulações alimentadas por IA para acelerar simulações interativas e de alta resolução que vão desde a atmosfera global e a cobertura de nuvens locais até tufões e turbulências”. A companhia disse ainda que a plataforma é capaz de simular e visualizar o tempo e o clima em uma escala sem precedentes.

Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, lembrou que os desastres climáticos estão se tornado cada vez mais comuns, o que requer soluções inovadoras: “Secas históricas, furacões catastróficos e inundações aparecem nos noticiários com uma frequência alarmante. As APIs de nuvem Earth-2 se esforçam para ajudar a nos prepararmos melhor para condições climáticas extremas e nos inspirar a agir para moderar seus efeitos”.

A Nvidia informou que a Administração Central de Meteorologia de Taiwan está entre as primeiras organizações a adotar as novas APIs de nuvem da Earth-2, para prever localizações mais precisas da ocorrência de tufões e lançar os alertas necessários. “Taiwan é um componente crítico da cadeia de abastecimento global, e a análise de risco de inundações e a preparação para a evacuação são fundamentais”, disse Chia-Ping Cheng, administrador da instituição.

Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina, disse que a nova plataforma representa uma oportunidade inédita de utilização da IA como aliada no combate aos impactos das mudanças climáticas e na prevenção de desastres naturais: “Com a Earth-2, poderemos acelerar significativamente nossos esforços para combater as perdas econômicas decorrentes de condições climáticas extremas”.

TAGS

#curso gratuito#curso na USP#inteligência artificial#introdução à IA#processamento de linguagem natural#visão computacional

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas