AiotAiot


Nvidia apresenta novas tecnologias na área de robótica na CES 2026

Entre as novidades lançadas no evento estão os modelos Cosmos e Groot e conjuntos de dados para aprendizado e raciocínio

07/01/2026

Nvidia apresenta novas tecnologias na área de robótica na CES 2026
Tamanho fonte

*Foto: divulgação Nvidia

Por redação AIoT Brasil

A Nvidia anunciou seus novos modelos abertos, frameworks e infraestrutura para IA física, uma solução que permite que sistemas como câmeras, robôs e carros autônomos percebam, compreendam, raciocinem e executem ações complexas no mundo real. O lançamento foi feito na CES 2026, o grande evento de tecnologia que se realiza até sexta-feira, dia 9, em Las Vegas.

Entre as novidades, estão os modelos Cosmos e Groot e conjuntos de dados para aprendizado e raciocínio robótico, o Isaac Lab-Arena para avaliação de robôs e o framework de computação edge-to-cloud Osmo, que simplifica fluxos de trabalho de treinamento. Para mostrar na prática o resultado da aplicação da IA física, líderes globais do setor de robótica – como Boston Dynamics, Caterpillar, Franka Robotics, Humanoid, LG Electronics e Neura Robotics – apresentaram na CES a próxima geração de máquinas autônomas construídas com tecnologias da Nvidia.

“O ‘momento ChatGPT’ da robótica chegou. Avanços em IA física – modelos que compreendem o mundo real, raciocinam e planejam ações – estão viabilizando aplicações totalmente novas”, disse Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, que fez uma das palestras de abertura na CES. “Nosso stack completo, com processadores Jetson para robótica, Cuda, Omniverse e modelos abertos de IA física, capacita o ecossistema global de parceiros a transformar setores com robótica baseada em IA”, acrescentou.

De acordo com Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da Nvidia para a América Latina, a IA física marca um ponto de inflexão para a robótica no continente. “Com esses novos modelos abertos, estruturas e plataformas de computação, a Nvidia está democratizando o desenvolvimento de robôs inteligentes. Isso permitirá que empresas de todos os setores acelerem a inovação, aumentem a produtividade e levem a IA do data center até a borda de forma mais eficiente e sustentável”, afirmou.

IA automotiva
Na CES, a fabricante de chips de IA também lançou a família Alpamayo de ferramentas de código aberto para acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos baseados em raciocínio. Segundo a Nvidia, o Alpamayo 1, o AlpaSim e os Physical AI Open Datasets possibilitam o desenvolvimento de veículos capazes de perceber, raciocinar e agir com julgamento semelhante ao humano, permitindo que os desenvolvedores ajustem, destilem e testem modelos que ampliam a segurança, a robustez e a escalabilidade.

“Os veículos autônomos precisam operar com segurança em uma enorme variedade de condições de condução. Cenários raros e complexos, frequentemente chamados de long tail (cauda longa), são um dos desafios mais difíceis para que sistemas autônomos atuem com segurança. A família Alpamayo introduz modelos VLA (vision language action) baseados em raciocínio com chain-of-thought (cadeia de pensamento) que levam um pensamento semelhante ao humano à tomada de decisão dos veículos autônomos. Esses sistemas conseguem analisar novos cenários passo a passo, aprimorando a capacidade de condução e entendimento, um fator crítico para assegurar confiança e segurança em veículos inteligentes”, explicou a empresa.

TAGS

#ces#CES 2026#IA automotiva#IA física#máquinas autônomas#Nvidia#raciocínio robótico#robôs inteligentes#robótica#veículos autônomos

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas