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NTT Data usa operações autônomas para aprimorar gestão de processos

Processos inteligentes, autoadaptativos e autogerenciados utilizam tecnologias de ponta como a inteligência artificial para a tomada de decisões de negócios baseadas em dados

12/07/2024

NTT Data usa operações autônomas para aprimorar gestão de processos
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Por redação AIoT Brasil

Você sabe o que são operações autônomas? São processos inteligentes, autoadaptativos e autogerenciados que utilizam tecnologias de ponta, tendo a inteligência artificial como protagonista, para tomar decisões de negócios baseadas em dados. Na prática, são processos que têm a capacidade de gerir e executar ações de modo independente – sem a ação humana – e adaptando, em tempo real, suas ações em resposta a variações de demanda e outros sinais percebidos no mundo real.

E por que isso é importante? Segundo um estudo recente do Gartner, quase 70% dos executivos de grandes empresas globais acreditam que o modelo operacional de suas empresas não é capaz de se adaptar continuamente​ – e 40% dizem que seus modelos de negócios não serão economicamente viáveis dentro de uma década se o seu modelo de operação não mudar. E aqui é que entram em cena as operações autônomas.

“As operações autônomas chegam para substituir modelos de negócios ainda pautados na gestão de operações feita de modo fragmentado, que resulta em falta de coordenação e atrasos. O resultado? Processos ineficientes e custos elevados, uma situação insustentável num ambiente de negócios competitivo como temos hoje em nível global”, diz Bruno Magalhães, diretor de Operações da NTT Data.

Segundo a empresa, a aplicação das operações autônomas gera ganhos de eficiência com otimização de processos, redução de desperdícios e melhor alocação de recursos; redução de custos, com prevenção de falhas e otimização do uso de recursos como água, energia e insumos; tomada de decisões mais rápida e precisa a partir da análise de grandes volumes de dados em tempo real, identificação de padrões e tendências, otimização de processos com base em informações atualizadas em tempo real.

A rápida evolução da IA é um dos fatores que impulsiona o crescimento das operações autônomas. Pesquisa da Hostinger Tutorials, publicada este ano, mostra que o mercado de IA deve crescer 37% a cada ano até 2030, somando US$ 300 bilhões investidos anualmente pelas empresas.

“A tecnologia é o motor que impulsiona as operações autônomas. Por meio de algoritmos avançados e análise de dados em tempo real, podemos otimizar cada etapa da cadeia produtiva, desde a gestão de estoque até a logística. A chave para o sucesso reside na colaboração entre áreas, unindo o conhecimento estratégico de negócios à expertise tecnológica para criar soluções que impulsionem a competitividade e a excelência operacional, ou permitam escalar os negócios em cenários de escassez de talentos”, diz Evandro Armelin, sócio líder de Tecnologia Digital da NTT Data.

Casos de uso
Recentemente, a NTT DATA implantou operações autônomas numa siderúrgica, que queria automatizar o processo de transferência de materiais entre plantas de produção. Com o uso de tecnologias como a IA, o processo se tornou mais eficiente. Resultados: queda de 15% nos estoques e 23% a mais de eficiência na velocidade de transferência de materiais entre as unidades.

Outro caso foi aplicado na área de atendimento de uma operadora de call center. A empresa tinha como desafios a alta rotatividade das equipes, aumento do custo de atendimento e falta de padronização de processos. Para isso, o atendimento a clientes passou a ser feito com o uso de IA e algoritmos de machine learning, que têm a capacidade de interpretar sentimentos e intenções dos clientes durante as chamadas e sugerir soluções para os problemas dos clientes. Com isso, houve redução dos erros nas tratativas com os clientes, melhora na experiência e redução de custos.

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