Capacete usa tecnologia para reviver a voz de Ayrton Senna
A experiência, lançada pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands, estará disponível até o dia 17 de novembro no Parque Ibirapuera
31/10/202420/08/2024
Por Ricardo Marques da Silva
De 19 de agosto a 8 de setembro, os fãs de tênis que acompanham o US Open, um dos quatro torneios grand slams anuais do circuito mundial, vão contar com novos recursos gerados por IA generativa nas plataformas digitais. Por meio de uma parceria entre a IBM e a United States Tennis Association (Usta), órgão regulador do tênis nos Estados Unidos, serão oferecidos novos resumos do Match Reports, com análises detalhadas de todas as 254 partidas individuais do quadro principal, uma versão aprimorada do AI Commentary, com destaques sob demanda, e a experiência IBM SlamTracker totalmente redesenhada.
Disputado em Nova York e com a presença de quatro brasileiros – Laura Pigossi, Felipe Meligeni, João Fonseca e Gustavo Heide – no qualifyng, que dá acesso à chave principal, o US Open distribuirá um total recorde de US$ 75 milhões em prêmios, com US$ 3,6 milhões para cada campeão de simples. Neste ano, a colaboração entre a IBM e a equipe digital da Usta desenvolveu recursos aprimorados por IA para oferecer uma cobertura quase instantânea, em escala sem precedentes, e experiências mais informativas e envolventes.
Estão sendo aplicadas, por exemplo, as tecnologias do Watsonx, a plataforma de IA e dados da IBM que incorpora o grande modelo de linguagem (LLM) Granite 13B para produzir artigos pós-jogo, com análise de desempenho do tenista, estatísticas e destaques. De acordo com a IBM, o conteúdo é revisado e atualizado com contexto e comentários da equipe editorial da Usta antes da publicação nos aplicativos US Open e USOpen.org.
Outra ferramenta, o AI Commentary, lançado em 2023, fornece áudio e legendas automáticas em inglês para vídeos de resumo das partidas, enquanto o IBM SlamTracker apresenta informações detalhadas antes, durante e depois dos jogos, com probabilidade de vitória, análise ponto a ponto e recapitulação das partidas. A experiência inclui jogos ao vivo com um novo gráfico 3D quase em tempo real.
De acordo com Brian Ryerson, diretor de estratégia digital da Usta, um dos objetivos das plataformas digitais do US Open é oferecer aos fãs uma cobertura abrangente de tudo o que acontece durante as três semanas do torneio: “O AI Match Reports nos permite fornecer com eficiência visualizações e relatórios concisos e factuais das partidas em nossas plataformas. A eficiência em fornecer esse conteúdo em escala permite que nossas equipes editoriais se concentrem em outras histórias e entrevistas, garantindo que possamos oferecer a cobertura mais abrangente possível”.
Jonathan Adashek, vice-presidente de marketing e comunicação da IBM, disse que os fãs querem mais conteúdo de qualidade sobre seus esportes e atletas favoritos: “E o IBM Match Reports nos permite entregá-lo imediatamente no US Open. A parceria contínua com a Usta é um exemplo de como as empresas de qualquer setor podem modernizar e dimensionar seus fluxos de trabalho com modelos adequados à finalidade, como o Granite, e tecnologias de IA, como o Watsonx”.
#AI Commentary#IA generativa#IBM SlamTracker#US Open
A experiência, lançada pelo Guaraná Antarctica e pela Senna Brands, estará disponível até o dia 17 de novembro no Parque Ibirapuera
31/10/2024José Carlos Brunoro, medalhista olímpico e ex-CEO do Palmeiras, e Eduardo Brunoro, diretor da TPV/Philips, falam sobre a falta de uma política esportiva no Brasil, gestão e inovação tecnológica
16/08/2024Entre outras formas de uso, a tecnologia tem um papel fundamental no julgamento do desempenho dos atletas nas provas
06/08/2024