AiotAiot


Novo ar-condicionado é comandado por voz e dispensa Alexa e Google Home

TCL lança no Brasil o ar-condicionado FreshIN 3.0, com renovação de ar e controle com uso de inteligência artificial

09/09/2025

Novo ar-condicionado é comandado por voz e dispensa Alexa e Google Home
Tamanho fonte

Por redação AIoT Brasil

Já está disponível no Brasil o ar-condicionado FreshIN 3.0 da TCL, equipamento que combina renovação ativa do ar, comandos de voz nativos (sem a necessidade de assistentes de voz como Alexa ou Google Home) e que  foi um dos destaques da empresa em eventos internacionais como CES 2025 e IFA 2025, com a conquista de prêmios nos dois eventos.

Disponível nas versões Frio de 12.000 e 18.000 BTU/h, o produto traz um design clean, melhorias na automação e tecnologia para melhorar a qualidade do ar que circula nos ambientes internos. Segundo a TCL, seu principal recurso, o Sistema de Renovação de Ar Ativo, resolve um problema crítico para usuários preocupados com a saúde e com controle ativo.

Ao acionar essa função, o aparelho capta o ar externo, faz a filtragem por quatro camadas e o insere no ambiente interno, contribuindo para a circulação de ar mais puro e oxigenado. O usuário pode ativar ou desativar a função manualmente e acompanhar a qualidade em tempo real por meio de um display com indicador colorido.

Controle com a voz

De acordo com a companhia, com o sistema de comando de voz nativo, ele é o primeiro ar-condicionado do Brasil que dispensa o uso de assistentes virtuais ou dispositivos externos. Ou seja, você fala, o produto executa os controles das funções. Com essa tecnologia embarcada, o aparelho é capaz de reconhecer mais de 1.000 variações de comando. Para quem prefere integrar o ar-condicionado a um ecossistema de conectividade já existente, ele também é compatível com Google Assistente e Amazon Alexa, para comandos como ligar, desligar ou ajustar a temperatura.

O FreshIN 3.0 também incorpora soluções avançadas para economia de energia. O modelo utiliza compressor inverter, fluido R-32 (com menor impacto ambiental) e já está em conformidade com os novos critérios de classificação energética do Inmetro, recebendo selo A de eficiência. Além disso, o produto oferece até 75% de economia em relação a aparelhos convencionais. E graças aos recursos de inteligência artificial, é possível economizar 37% a mais que outros aparelhos Inverter.

Seu preço sugerido é R$ 2.990.

TAGS

#ar condicionado#condicionador de ar#FreshIN 3.0#renovação de ar#TCL

COMPARTILHE

Notícias Relacionadas