Apple Vision Pro terá acesso a gêmeos virtuais
Empresa da maçã fechou um acordo com a Dassault Systèmes para que os óculos de RV funcionem como uma porta de entrada para ambientes de simulação avançados
25/02/202519/11/2025

Por redação AIoT Brasil

Case do Nu Bank: IA na criação
Uma nova comunidade surge com o objetivo de aproximar profissionais da indústria criativa dos bastidores de projetos reais feitos com IA. O Montag Club, confraria lançada pela escola de IA para o mercado criativo Montag School, foi criado para profissionais de design, publicidade, marketing, audiovisual, direção de arte e conteúdo, e propõe encontros quinzenais com especialistas, mentorias e um espaço exclusivo de trocas e indicações para vagas.
“A primeira fase da IA foi marcada pelo deslumbramento e pelos testes de ferramentas, como ChatGPT, Midjourney, e pelos prompts prontos. Agora, entramos em uma segunda etapa, mais técnica, estratégica e criativa”, afirma Bruno Deos (foto), fundador e diretor criativo da Montag School. “O foco deixou de ser apenas aprender as ferramentas. Agora o desafio é compreender os bastidores dos projetos reais: as decisões, os processos e, principalmente, os resultados.”
Segundo levantamento realizado pela Montag School entre maio e setembro de 2025, com 228 profissionais de 12 empresas de publicidade, branding, design e tecnologia,
menos de 2% dos entrevistados declararam domínio avançado em ferramentas de IA. Outros 86% se consideram iniciantes ou intermediários e 12,7% dos respondentes declararam nunca ter utilizado a tecnologia.
Os dados mostram que, embora a IA já esteja incorporada ao discurso da inovação, a aplicação prática ainda é limitada, revelando uma lacuna de formação entre curiosidade e domínio técnico. É justamente esse espaço que a nova comunidade busca preencher, reunindo quem já está produzindo profissionalmente com IA e quem quer entender como transformar essa tecnologia em ferramenta de autoria criativa.
“A IA não substitui o olhar humano, mas amplia a capacidade criativa. Quando o domínio técnico se junta à direção criativa e à narrativa, o potencial é enorme e é isso que queremos juntar no Montag Club”, destaca Deos.
Os encontros da comunidade trazem professores convidados e profissionais que estão à frente de projetos reais para marcas como Natura, Bluebank e Nubank, além de cases para o mercado de entretenimento.
Entre os projetos que serão apresentados na primeira temporada de aulas do Montag Club, entre novembro e janeiro estão:
Além de aulas e mentorias ao vivo, o grupo oferece um fórum privado para trocas e indicações de profissionais – uma ponte direta entre criativos qualificados e empresas que buscam integrar IA a seus fluxos de produção.
Com encontros quinzenais online ao vivo e aulas conduzidas por nomes como Bruno Deos (Montag School), Pedro Brasil (Superside), Mariana Falcão (DOBRO) e Pedro Burneiko (MAAR), a iniciativa propõe uma formação contínua e colaborativa, mais próxima de um clube criativo do que de uma sala de aula tradicional.
Para saber mais sobre essa iniciativa, visite https://www.montag.school/montag-club
#AI#cases#criação#IA#Natura#Nu bank#The Town

Empresa da maçã fechou um acordo com a Dassault Systèmes para que os óculos de RV funcionem como uma porta de entrada para ambientes de simulação avançados
25/02/2025
Anúncio vai facilitar o acesso à tecnologia de gêmeos virtuais da fabricante francesa por parte dos clientes do setor de manufatura; há mais de 4 milhões de robôs operando em fábricas em todo o mundo
24/02/2025
Evento em Houston, nos EUA, tem cobertura do AIoT Brasil e foco na economia generativa impulsionada pela inteligência artificial
23/02/2025