Como o domínio .ia na web está rendendo milhões para Anguila
A pequena ilha caribenha fatura alto com o endereço que recebeu de graça e é vendido para empresas de tecnologia
05/09/202509/09/2025
Por Ricardo Marques da Silva
O Google lançou ontem no Brasil a versão em português do Modo IA, no qual o usuário pergunta o que quiser e recebe uma resposta gerada por inteligência artificial e links relacionados, com raciocínio avançado, linguagem natural e novas formas de interação. De acordo com a big tech, o Modo IA usa os recursos do Gemini 2.5 e se assemelha ao Overviews, apresentado no ano passado e já utilizado por mais de 2 bilhões de pessoas.
“O Modo IA é a nossa mais avançada experiência de pesquisa inteligente. O recurso divide sua pergunta em subtópicos e pesquisa cada um deles simultaneamente. Assim, a IA pode pesquisar na web para encontrar conteúdo ainda mais relevante que responda à sua pergunta”, explicou o Google. “As respostas têm o respaldo de conteúdo de alta qualidade da internet, para melhorar a veracidade dos fatos. Em alguns casos, esse modo vai fornecer um conjunto de links da web, caso não haja confiança suficiente na qualidade ou na utilidade de uma resposta de IA”, acrescentou.
Por meio da capacidade de entendimento profundo do Google Search e do Gemini 2.5, o Modo IA tem capacidades multimodais e consegue atender consultas em texto, voz e imagem. Segundo o Google, agora é possível fazer perguntas que antes exigiam várias pesquisas, aprofundar um conceito ou comparar opções: “O Modo IA usa uma técnica de desdobramento das consultas, dividindo sua pergunta em subtópicos e pesquisando cada um deles simultaneamente em várias fontes. Em seguida, ele reúne esses resultados para fornecer uma resposta completa e fácil de entender”.
O Modo IA é útil, especialmente, nas demandas mais complexas, como comparação de produtos, planejamento de viagens ou leitura de guias de instrução, sendo indicado no caso de perguntas mais longas do que as que ocorrem nos sistemas de busca tradicionais. Por exemplo, em vez de simplesmente buscar uma reserva em um restaurante, o usuário pode acrescentar data, hora, quantidade de pessoas, preferências, requisitos e outros detalhes. Também é possível pedir ajuda para decidir entre dois ou mais produtos ou procurar recomendações específicas.
Na página em que explica como usar o recurso, o Google sugere: “Faça sua pergunta de uma só vez, com todos os detalhes que lhe interessam. O Modo IA organiza as informações de forma inteligente e responde à sua pergunta de forma simples e intuitiva, com links para explorar mais na web”. Para questões que requerem respostas mais completas, o Modo IA conta também com a Busca Profunda, disponível apenas para assinantes do Google IA no Labs.
Como sempre acontece quando apresenta um novo produto, o Google lembrou que o Modo IA nem sempre acerta e pediu que os usuários informem eventuais problemas: “Por exemplo, em alguns casos, ele pode interpretar mal o conteúdo da web ou não entender o contexto. Confirme sempre as informações importantes em mais de um lugar. Clique nos links das fontes da IA e confira outros resultados. Envie feedback para o Google se algo parecer errado. Com isso, você ajuda a melhorar o Modo IA para todo mundo”.
#Gemini 2.5#google#IA avançado#inteligência artificial#linguagem natural#Modo IA#pesquisa inteligente#raciocínio avançado
A pequena ilha caribenha fatura alto com o endereço que recebeu de graça e é vendido para empresas de tecnologia
05/09/2025Empresa disse que treinará suas IAs para impedir interações com temas como automutilação e suicídio e conversas inapropriadas
04/09/2025Novo processo acirra a rivalidade entre os ex-parceiros Elon Musk e Sam Altman na disputa por mais poder na área de IA
03/09/2025